Rituaali, um hotel e spa com propósito: ensinar os hóspedes a adotarem um estilo de vida mais saudável

Se desconectar para se conectar. A experiência no Rituaali, na Serra Fluminense, permite isso: uma conexão física, mental e espiritual consigo mesma - e uma desconexão com aqueles hábitos pouco saudáveis que praticamos no dia a dia

Rituaali tem a Mata Atlântica ao redor e fica próximo do Parque Nacional de Itatiaia
Rituaali tem a Mata Atlântica ao redor e fica próximo do Parque Nacional de Itatiaia Tina Bini

Tina Binido Viagem & Gastronomia Penedo, RJ

Esqueça qualquer visão ou ideia que tenha de um spa. Podemos dizer que o Rituaali, em Penedo (cerca de 3h30 de carro de São Paulo e 2h30 do Rio de Janeiro), é um centro de qualidade de vida, algo que vai muito além de uma dieta de baixa caloria e malhação o dia inteiro. Aqui, importa muito mais os nutrientes do prato do que o quanto engorda, por exemplo. 

O propósito do Rituaali é oferecer instrumentos, técnicas e educação para que os hóspedes consigam conquistar uma vida saudável, equilibrada, longeva e feliz.

Algo comum de ouvir dos funcionários é que a clínica oferece a oportunidade de os visitantes desfrutarem de um “lifestyle saudável“, com o consumo consciente dos alimentos, inserindo de forma leve e gradual o “movimentar-se” na rotina (o que não significa uma agenda lotada de aulas na academia) e com tempo para relaxar e cuidar do corpo e da mente.

O propósito do Rituaali é oferecer instrumentos, técnicas e educação para que os hóspedes consigam conquistar uma vida saudável, equilibrada, longeva e feliz / Tina Bini

 

A clínica é adepta de uma gastronomia sem insumo animal (a única exceção é o mel) e deixam claro que não são vegan, mas vegetarianos vitais. O que isso significa: a não inclusão de carnes animais nas refeições não é por ideologia ou apenas por compaixão aos bichos, mas por motivos de saúde.

Eles acreditam que uma alimentação plant based, um termo que tem origem na comunidade científica e foi apresentado pelo Dr. T. Colin Campbell na década de 1980 para definir uma dieta com baixo teor de gordura e alta quantidade de fibras vegetaiscolabora para o equilíbrio nutricional, sem excessos e sem carências. Uma alimentação pura, limpa, saudável, equilibrada, rica, diversificada e nutritiva. 

Por aqui, nada de comer entre as refeições, sem lanchinhos ou beliscos, isso para a mucosa do nosso intestino ter tempo de se regenerar. Nada de líquido durante o almoço e jantar, pois o processo de digestão começa na boca, na mastigação e com o uso da saliva, não bebendo água o corpo é forçado a salivar.

Além disso, segundo os especialistas do spa, a água ajuda a fermentar os alimentos em nosso organismo, o que não é nada bom. E também nada de estimulantes (café, chás pretos etc.) e de componentes tóxicos (bebidas alcoólicas), assim é promovida a desintoxicação do organismo.

Com três refeições ao dia, o Rituaali oferece uma dieta plant based, ou seja, com nenhum insumo animal / Reprodução Instagram Rituaali

É impressionante como a comida do spa surpreende com sabores inusitados e deliciosos, dignos de restaurantes requintados. O café da manhã é farto, servido pontualmente às 8h, sempre com um prato cheio de frutas e opções como pães integrais ou sem glúten produzidos na casa, mingau de aveia, pão de queijo vegan, geleias sem açúcar e até biscoitinhos de limão ou mini broa. O café só de cevada ou de milho para aquecer a manhã. 

O almoço, às 13h, sempre chega com porções bem servidas de saladas e verduras colhidas na horta orgânica do espaço. Os pratos principais são aguardados ansiosamente – até mesmo pelos carnívoros de carteirinha -, como um delicioso strogonoff de cogumelos feito com creme de castanhas ou a feijoada vegana.

O almoço termina com uma sobremesa “fit”: sem açúcar refinado, com muitos cremes de frutas e alfarroba, o que para as “formigas” de plantão já é um verdadeiro deleite. No jantar, às 19h30, as porções não são tão generosas e podem ser sopas, caldos e, se tiver sorte, uma pizza com queijo vegano que é sensacional.

O Rituaali, que em finlandês significa ritual, é um lugar para buscar o equilíbrio. Foi criado a partir dos princípios da Medicina de Estilo de Vida – especialidade que surgiu nos EUA pelas mãos de um grupo liderado pelo médico Edward Philips, fundador e diretor do Instituto da Medicina do Estilo de Vida da Universidade de Harvard – e da Medicina Comportamental. Por isso, logo ao chegar, os hóspedes passam por uma entrevista psicoeducativa e, somente após esse primeiro encontro, é indicado um programa de tratamento específico

São três disponíveis, o Bem-Estar para quem busca relaxamento profundo, desestressar e renovar as energias; o Controle do Estresse e Ansiedade que busca identificar as causas e impactos físicos, emocionais e espirituais do estresse e da ansiedade na vida de cada um, além de traçar estratégias para aliviar os sintomas; e o Controle do Peso e Emagrecimento, onde buscam identificar e tratar a causa que reflete no excesso de comida e sedentarismo.

Quarto categoria apartamento / Alexandre Franca

Isso vai definir qual alimentação cada pessoa terá, os tratamentos mais indicados no spa e qual grupo participará nas palestras e atividades ao longo do dia, que trazem temas como compulsão alimentar, saúde holística, doenças do mundo contemporâneo, entre outras.

Sempre lideradas por profissionais gabaritados, uma coisa fica muito clara: a tal busca por uma vida mais saudável começa de verdade na cabeça e não no corpo sarado e no prato lotado de alface.

Além dessas palestras, também ocorrem workshops que vão desde gastronomia e terapias naturais a respiração e postura.

As atividades físicas, claro, também fazem parte da programação. O dia começa cedinho com uma caminhada, às 7h, pela cidade; depois tem aulas de hidroginástica, danças, trilhas, spinning, funcional, entre outros que fazem todos se mexerem, cada um no seu ritmo, sem cobranças por performance e sem obrigatoriedade de presença.

Piscina da área do Spa / André Maceira

Terapias, massagens, fisioterapia, hidroterapia e massoterapia no spa fazem parte do cronograma de atividades dos hóspedes, sempre estão inclusas já no pacote de hospedagem ao menos uma massagem e duas terapias no spa (depende da quantidade de dias no hotel), mas o leque de mais de 30 tratamentos e terapias naturais oferecidas por lá se adequa aos objetivos e às necessidades de cada pessoa e podem ser contratados à parte.

As opções vão desde banhos de imersão, contrastes térmicos e geoterapia (que utiliza cataplasmas de argila, de dolomita e carvão ativado, enriquecidos com óleos, sais e ervas, sobre articulações, pele e órgãos abdominais) até o drenagem linfática, massagem relaxante, entre outros.

Rituaali conta com padaria interna, horta orgânica, biblioteca, quadra de tênis e beach tênis, piscinas, spa, academia, salas de palestras e workshops, entre outros / Tina Bini

Relaxar, esvaziar a mente, curtir alguma das duas super piscinas, ouvir e se conectar consigo mesmo e com a natureza, trocar experiências com os outros hóspedes (e a maioria não está lá pela primeira vez, é comum ouvir relatos de pessoas que vão todo semestre ou ano para se reequilibrarem). O dia acaba às 22h, quando a internet é desligada e todos são estimulados a dormirem e reabastecerem as energias para o novo dia.

Manter essa alimentação totalmente clean e o ritmo de vida desfrutado no Rituaali fora de lá é muito difícil, mas a experiência faz com que os hóspedes tragam na bagagem lições, analises e reflexões de que tipo de vida leva, qual tipo quer ter e quais atitudes pode tomar para ficar mais próximo da desejada vida saudável e em equilíbrio.

Os valores são a partir de R$ 7.505 por pessoa para quatro noites.

Rituaali: Rua Harry Bertel, Acesso A, 310, Penedo – Itatiaia, RJ / Tel.: (+55 24) 3351 9200 / reservas@rituaali.com.br

*A jornalista viajou a convite do Rituaali em dezembro/ 2022. Preços consultados em janeiro/ 2023.