Série “Descobrindo Portugal” desvenda o país que atrai cada vez mais brasileiros

A nova edição do CNN Séries Originais em parceria com a revista Gula destaca a cultura e gastronomia portuguesa; a estreia é neste sábado (9)

A diversidade dos vinhos produzidos na região do Minho é um dos temas do programa
A diversidade dos vinhos produzidos na região do Minho é um dos temas do programa Divulgação/CNN Brasil

Da CNN

Um dos destinos mais amados pelos brasileiros, Portugal guarda conexões com o Brasil que ultrapassam o idioma.

Mas nossos laços se transformam ao longo dos séculos, e é com esse olhar, que mistura curiosidade e fascínio, que a apresentadora Muriel Porfiro desembarca em terras além-mar para mapear os aromas, paladares e encantos que tanto nos influenciam.

A nova edição do CNN Séries Originais tem parceria com a revista Gula e começa a viagem pelo Minho, que deu origem ao país, passando pelo Porto, por Lisboa, pela região do Tejo e pelo deslumbrante Arquipélago dos Açores.

A distância que nos separa nunca foi tão pequena e a compreensão deste presente encontra raízes plantadas há séculos em Matosinhos, cidade litorânea na região do Minho. Em entrevista, o historiador Joel Cleto conta para Muriel que os viajantes que partiam em missões passavam pela Igreja da cidade para pedir proteção divina antes de iniciarem seus longos trajetos marítimos – hoje, são mais de 30 igrejas só em Minas Gerais dedicadas ao Senhor de Matosinhos.

Muriel desvenda ainda os segredos do Vinho Verde, assim certificado pela origem específica de determinada região, que conta 115 anos de produção. O jornalista que trabalha para a revista Gula, do Brasil, e para a Revista de Vinhos, de Portugal, José João Santos explica na série por que a bebida é classificada como “verde”, embora seja de cor similar à de vinhos brancos. Segundo produtores locais, o Vinho Verde hoje “é extraordinário, mais até do que era há alguns anos”, e tem “excelente capacidade de harmonização, particularmente com a gastronomia do Brasil”.

Turismo integrado à vinicultura? Este também é um tema no CNN Séries Originais, com direito a terapias para relaxar, cuidar da beleza e dicas para frear o envelhecimento. As propriedades do vinho vão muito além do copo.

A sustentabilidade é outro foco que permeia todo o trajeto da apresentadora, entre hotéis, monumentos, plantações, rios, montanhas, mesas e afins. A preservação da memória conspira a favor de uma história que tanto contribui para inspirar o sucesso dos tempos atuais, como endossam as boas estatísticas de Portugal.

“Em quatro episódios, vamos levar o telespectador para uma viagem surpreendente, pelas cidades portuguesas, por suas histórias e os personagens dos novos tempos”, diz Muriel Porfiro.

A produção mostra que, das panelas portuguesas aos interiores de igrejas forradas a ouro, a brasilidade está lá como cá, sem que possamos precisar, em alguns aspectos, os limites de quem influenciou quem. E da história de séculos atrás ao forte fluxo migratório atual a partir do Brasil, a série propõe o prazeroso desafio de “descobrir”, de fato, Portugal – é neste dia 9 de março, às 22h45, na CNN.