Templos pelos arredores de Siem Reap e Angkor, no Camboja
Além dos famosos templos Angkor Wat e Angkor Thom, região tem dezenas de templos hindus e budistas espalhados pelos arredores...
Além dos famosos templos Angkor Wat e Angkor Thom, região tem dezenas de templos hindus e budistas espalhados pelos arredores
Quando se fala em Camboja e seus templos, imediatamente os turistas são levados a pensar que só existem os dois para se visitar: Templo Angkor Wat e Angkor Thom. Não é para menos, já que são construções impressionantes e recebem milhares de visitantes mensalmente, tanto que Angkor Wat foi eleito uma das maravilhas do mundo moderno. Mas não são os únicos.
O que muitos não sabem, é que Angkor abriga mais de 50 templos budistas e hindus, com muita riqueza cultural e histórica. Um bom modo de ver algumas dessas construções, para quem não tem muito tempo, é o voo panorâmico de helicóptero, a partir do aeroporto de Siem Reap.
Preah Ko foi o primeiro templo a ser construído e a inaugurar o Roluos Group, em homenagem ao rei Jayavarman II. Os templos possuem características próprias, seus desenhos são talhados com uma riqueza de detalhes que impressiona.
Do século IX, localizado a 13km da cidade de Siem Reap, o templo Bakong foi o primeiro a ter formato piramidal, aplicado nas construções nos 400 anos seguintes. Conteúdo na terceira dinastia angkoriana, teve diversas intervenções e expansões ao longo dos reinados.
Ainda outros próximos merecem a visita, LoLei, último construído, o Phnom Bakheng, o maior da época Roluos, e Koh Ker, que abrigou a capital por 20 anos.
No passeio de helicóptero, ainda é possível avistar as plantações de arroz e a cidade flutuante, repleta de barcos, com casas, escolas e demais estruturas, a beira do gigante lago, com horizonte a perder de vista. Vale o passeio.