Vila Madalena, em SP, aparece em lista da “Time Out” dos bairros mais legais do mundo

Publicação ainda destacou o Beco do Batman; Ranking tem 51 lugares mais "cool" com diversidade para comer e se divertir

Imagem do local conhecido como "Beco do Batman", na Vila Madalena, São Paulo
Imagem do local conhecido como "Beco do Batman", na Vila Madalena, São Paulo TIAGO QUEIROZ/ESTADÃO CONTEÚDO/AE/

Da CNN Viagem & Gastronomia São Paulo

O Brasil voltou a aparecer na lista dos bairros mais legais do mundo da “Time Out”, marca de mídia que publica guias para os lugares mais interessantes do mundo. Desta vez quem representa o solo brasileiro no seleto grupo de 51 bairros mais “cool” de 2022 é a Vila Madalena, em São Paulo, que aparece no 13º lugar do ranking.

“O bairro paulistano da Vila Madalena deve seu caráter boêmio aos estudantes da Universidade de São Paulo, que chegaram nos anos 80 seduzidos pela atração do aluguel barato e das caipirinhas mais baratas. Hoje, os tipos jovens da moda ainda enchem as ruas. Da diversidade de bares na Rua Aspicuelta, passando pelo fim da tarde ao pôr do sol e os shows de samba noturnos que também atraiem multidões de várias gerações”, diz a publicação, que continua.

“Cafés artesanais e galerias de vanguarda completam o caldo cultural da Vila Madalena, mas o destaque aqui é o Beco do Batman: uma galeria de grafite a céu aberto de propriedade da comunidade que mostra o trabalho dos melhores artistas de rua de São Paulo”.

A publicação indica ainda o que seria um dia perfeito no bairro da zona oeste paulistana.

“Pegue um café para viagem e um pão de queijo do Coffee Lab e vá para o Beco do Batman antes que a multidão chegue. Para comer, experimente a Carlos, melhor pizza fora da Itália, ou faça como os locais e assista a um jogo de futebol e samba ao vivo com petiscos fritos e um balde de cerveja estupidamente gelada em um boteco tradicional como o Posto 6 ou Salve Jorge”, afirma a “Time Out”.

Vila Madalena, em São Paulo / Getty Images

Para eleger os 51 bairros mais legais do mundo a publicação pesquisou 20 mil moradores da cidade e especialistas locais para classificar os melhores lugares para diversão, comida, cultura e vida em comunidade.

“Os bairros que apresentamos são, simplesmente, lugares incríveis para se estar agora. São áreas com cultura e vida noturna acessíveis e de ponta; comida e bebida brilhantes e acessíveis; vida de rua animada e grandes vibrações da comunidade. São distritos distintos que você pode percorrer em meia hora ou menos, mas pode passar um dia inteiro ou mais explorando. São ótimas áreas para as pessoas viverem, visitarem e ficarem”, diz o texto que apresenta os lugares.

O primeiro da lista é o bairro de Colônia Americana, em Guadalajara, no México. A cidade é apontada pela “Time Out” como a capital cultural do país e, atualmente, o bairro do topo da lista é o epicentro da cena underground.

“Localizado bem ao lado do centro, com 500 anos, é uma mistura ousada de art déco e mansões neoclássicas e armazéns contendo alguns dos melhores locais de música da cidade”, conta a publicação.

Da América Latina, além de São Paulo, aparecem Santiago, no Chile, com o 9º bairro mais legal do mundo – o colorido bairro de Yungaye – e Buenos Aires, em 34º lugar com o Chacarita.

Há ainda na lista bairros distribuídos por todo mundo como em Lisboa, Portugal, com o segundo lugar do ranking com Cais do Sodré, nos Estados Unidos, Canadá, Japão, Tailândia e Camboja.

No ano passado, o Brasil ficou de fora da lista, que teve no topo o bairro de Nørrebro, em Copenhague, na Dinamarca.