Após polêmica da nova logo, Jaguar revela carro-conceito que orienta futuro da marca
Veículo apresenta linhas extremamente minimalistas
- 1 de 7
Carro-conceito divulgado pela Jaguar na noite da segunda-feira (2) • Divulgação
- 2 de 7
Imagens do novo carro conceito da Jaguar vazam antes do lançamento • Divulgação
- 3 de 7
Imagens do novo carro conceito da Jaguar vazam antes do lançamento • Divulgação
-
- 4 de 7
Imagens do novo carro conceito da Jaguar vazam antes do lançamento • Divulgação
- 5 de 7
Jaguar Type 00 Concept Car • Divulgação
- 6 de 7
Jaguar Type 00 Concept Car • Divulgação
-
- 7 de 7
Jaguar Type 00 Concept Car • Divulgação
Após uma polêmica com sua nova logomarca, a Jaguar revelou, durante a Miami Art Week na noite da segunda-feira (2), o carro-conceito que vai orientar o futuro da marca.
O carro, o novo Type 00, é um Gran Turismo (GT) com linhas extremamente minimalistas. O modelo apresenta um visual marcadamente diferente de qualquer outro anterior da Jaguar, representando uma guinada completa da empresa.
O prefixo Type remete a modelos históricos da montadora, como o icônico E-Type, enquanto o primeiro zero simboliza a emissão zero de poluentes, e o segundo indica o início de uma nova linhagem de veículos.
O primeiro modelo da nova era será um sedã de luxo elétrico, com lançamento previsto para o próximo ano. Ele será é um dos três veículos planejados na transformação da Jaguar.
O modelo que inaugura esta era da marca apresenta a filosofia criativa denominada Modernismo Exuberante.
Esqueça os carros com linhas agressivas da última geração ou os elegantes do passado. O novo Jaguar tem linhas mais simples até mesmo que a Tesla Cybertruck.
Apesar disso, o veículo deverá ter autonomia estimada de até 770 km no ciclo WLTP e recarga rápida que permitirá adicionar 321 km de autonomia em 15 minutos.
As imagens do novo carro-conceito vazaram antes da apresentação oficial e foram divulgadas pelo perfil do Instagram Coches Spias, especializado em segredos automotivos.
Mais uma vez, o vazamento gerou discussões em fóruns automotivos e entre entusiastas.
Design do Type 00
Recentemente, a divulgação da nova logomarca da empresa já havia gerado polêmica e questionamentos na web. A empresa estava no esquecimento do grande público quando revelou sua nova identidade visual em novembro e atraiu atenção dos consumidores outra vez.
Agora, o novo conceito apresenta a cor Miami Pink dominando o exterior do veículo e refletindo uma nova direção estilística que busca dar novo significado à marca.
O Type 00 tem proporções ousadas e elementos inovadores. Superfícies verticais, linhas fluidas e rodas de 23 polegadas conferem uma silhueta única.
O design da traseira adota o estilo boat-tail, com iluminação traseira oculta em um conjunto de gráficos horizontais minimalistas.
Esse elemento é conflitante, pois apesar de elétrico, o carro aparenta curiosa grade horizontalizada na traseira.
Outros elementos de destaque incluem um capô longo, entradas de ar que permanecem ocultas até serem necessárias e um teto panorâmico integrado.
Além disso, o tradicional logotipo da Jaguar foi substituído por uma placa dourada posicionada próxima à roda dianteira esquerda (veja na galeria abaixo), marcando um afastamento das emblemáticas representações de jaguares em relevo ou ornamentos no capô.
Na parte de dentro, um volante oval e painel amplo e limpo, sem um cluster de instrumentos aparentes ou multimídia. Mas ao iniciar a operação, telas retráteis surgem com informações ao motorista e ao passageiro.
Há um console central muito elevado, separando condutor do passageiro. O novo carro da Jaguar não tem vidro traseiro, indicando o uso de câmeras para monitoramento.
O novo design reflete a intenção de reimaginar a identidade visual da marca enquanto celebra a vibração de Miami e a herança britânica da empresa.
O modelo exibido é um carro totalmente conceitual: a versão final de produção certamente terá mais elementos. Todavia, esse veículo indica o caminho que a Jaguar seguirá nos próximos anos.
Polêmica na reinvenção da Marca
Em novembro, a Jaguar apagou seu todo seu histórico nas redes sociais e lançou uma campanha publicitária com um tom artístico e ousado, marcada pela ausência de veículos nos vídeos promocionais.
Essa abordagem dividiu opiniões, com críticos descrevendo-a como uma tentativa excessivamente moderna e desconectada do público fiel da marca.
A mudança de identidade ocorre paralelamente à transição da Jaguar para a produção exclusiva de veículos elétricos até 2025.
Adrian Mardell, CEO da Jaguar Land Rover, destacou que a decisão foi motivada pela baixa lucratividade dos modelos atuais, com exceção do SUV F-Pace.
- 1 de 7
Jaguar: marca busca se reinventar e atrair nova geração • Divulgação
- 2 de 7
Jaguar: marca busca se reinventar e atrair nova geração • Divulgação
- 3 de 7
Logo antiga x nova da Jaguar: marca busca se reinventar e atrair nova geração • Reprodução
-
- 4 de 7
Jaguar: marca busca se reinventar e atrair nova geração • Divulgação
- 5 de 7
Jaguar: marca busca se reinventar e atrair nova geração • Divulgação
- 6 de 7
Jaguar: marca busca se reinventar e atrair nova geração • Divulgação
-
- 7 de 7
Jaguar: teaser do novo modelo elétrico da marca • Divulgação