Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    BMW Concept Skytop une passado e futuro em design inspirado no Z8

    Conceito foi criado especialmente para concurso na Itália e tem motor V8 mais potente da marca alemã

    João Vitor Ferreiracolaboração para a CNN

    O Concorso d’Eleganza Villa d’Este é considerado um dos maiores ‘desfiles de moda’ do mundo automotivo. Isso porque o evento é voltado para carros clássicos e de visual inovador – por isso, diversas montadoras desenvolvem protótipos para testar suas novas ideias e filosofias de design.

    É o caso da BMW, que todo ano prepara um conceito especial para o evento, realizado às margens do Lago Como, no norte da Itália. O modelo de 2024 é o Concept Skytop, um conversível baseado na plataforma do Série 8 e com fortes inspirações no Z8, famoso roadster da marca lançado em 1998, e no famoso 503, clássico da década de 1950.

    Embora seja inspirado em veículos clássicos, o toque de modernidade veio com um visual bem limpo da carroceria. A dianteira é robusta no formato de ‘nariz de tubarão’, também encontrado no Z8, e as linhas laterais ajudam a direcionar o volume para a traseira plana, assim como era no 503.

    Um detalhe interessante é que o formato da traseira lembra bastante os veículos ‘boat tail’, sinônimo de elegância 60 anos atrás. Isso contrasta, por exemplo, com a grade dianteira, com formato duplo rim e iluminada por luzes de LED.

    Os faróis finos — também de LED — foram feitos sob medida, e os vincos no capô, junto com a saída dupla de escape, ajudam a dar um toque de esportividade ao Skytop.

    A cabine tem acabamento refinado, começando pela barra anti-capotamento que tem revestimento de couro na parte interna. É o mesmo tecido marrom avermelhado utilizado nos bancos, que ainda recebem perfurações e recortes no estilo Brogue.

    Para deixar o conversível ainda mais luxuoso, há aplicações de cristal na manopla de câmbio e no seletor de modos de condução.

    Como o foco do Concept Skytop é o design, a BMW não fez questão de dar detalhes sobre a motorização, apenas disse que o modelo é equipado “com o V8 mais potente disponível na linha”. Isso leva a crer que o carro tem o mesmo motor do atual M8, um 4.4 biturbo a gasolina de 625 cv.