BYD inaugura fábrica na Bahia e apresenta SUV híbrido flex
Fábrica da BYD na Bahia inicia montagem de veículos eletrificados

A BYD inaugurou oficialmente nesta quinta-feira (9) sua linha de montagem de veículos em Camaçari (BA), marcando um novo capítulo para a indústria automotiva brasileira. A marca chinesa assume fábrica aonde anteriormente funcionou a Ford, mas sem aproveitar nada do passado: são novas instalações voltadas para carros eletrificados. A marca também apresentou o Song Pro, o primeiro carro híbrido flex plug-in do mundo. O modelo é o carro número 14.000.000 da empresa.
A inauguração da nova fábrica trouxe ao Brasil o fundador e CEO mundial da BYD, Wang Chuanfu, anunciou planos de ampliar a capacidade para até 600 mil unidades anuais.
O evento contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), do governador Jerônimo Rodrigues (PT), além de autoridades e executivos da empresa. A planta é a primeira unidade da marca fora da Ásia com capacidade de produção completa e deve se tornar o principal polo de eletrificação da montadora na América Latina.
Na unidade da Bahia serão montados em regime SKD (semi-knocked down), modalidade em que kits parcialmente montados chegam da China para finalização e homologação local. A empresa informou que a planta já opera desde meados de julho e que a etapa seguinte prevê crescente nacionalização de peças e processos, com ampliação de capacidade prevista nas fases subsequentes. A ideia e futuramente avançar para o CKD (Completely Knocked Down), ou ainda produção local.
A montagem em Camaçari já contempla o elétrico Dolphin Mini e duas plataformas híbridas plug-in: os modelos King (GL e GS) e o Song Pro (GL e GS). Foi apresentado, durante o evento, um Song Pro em edição especial COP30 equipado com o novo motor 1.5 flex integrado à arquitetura DM-i.

A fábrica emprega atualmente 1,5 mil colaboradores e possui capacidade inicial de 150 mil veículos por ano, podendo chegar a 300 mil na segunda fase. Durante o evento, o fundador da empresa, Wang Chuanfu, anunciou planos de expansão para duplicar essa capacidade para até 600 mil unidades anuais.
Tecnologia desenvolvida para o Brasil
O Song Pro traz a arquitetura DM-i (Dual Mode Intelligent), que privilegia a tração elétrica. Nesse sistema, o motor a combustão — um 1.5 flex — atua principalmente como gerador de energia para a bateria, mantendo a condução semelhante à de um veículo 100% elétrico. O conjunto foi desenvolvido em parceria por engenheiros brasileiros e chineses, com o objetivo de adaptar o projeto às características locais de combustível e às regras de emissões do país.
Segundo Tyler Li, presidente da BYD Brasil, a adoção do etanol dentro da arquitetura híbrida representa um marco. “O etanol é um diferencial estratégico do Brasil na transição energética. Incorporá-lo à nossa tecnologia reforça o compromisso com a matriz renovável e amplia a eficiência ambiental”, afirmou.
