
Investimentos do governo para COP30 vão ficar para o povo, diz Macêdo à CNN
Ministro afirma que infraestrutura da capital paraense para evento internacional está bem encaminhada e que obras deixarão legado para as pessoas
Em entrevista ao CNN 360º, o ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Márcio Macêdo, afirmou que os investimentos federais realizados em Belém para sediar a COP30 resultarão em benefícios duradouros para a população local. Ele afirmou que a infraestrutura da cidade está sendo preparada de forma consistente para o evento internacional.
"Os investimentos que o governo federal está fazendo na cidade de Belém são extraordinários. Aproveitou-se a COP30 para fazer investimentos que vão ficar para o povo", afirmou o ministro.
Segundo Macêdo, parte das críticas sobre a capacidade da cidade de sediar o evento é resultado de preconceito contra o Norte do Brasil. Ele enfatizou que recentemente acompanhou o presidente Lula durante visita à região e que as obras estão progredindo de maneira satisfatória.
O ministro disse que já participou de quatro edições anteriores da COP em diferentes funções e afirmou que a infraestrutura em desenvolvimento em Belém não deixa a desejar.
Hospedagem e logística
Macêdo explica que para atender às demandas de hospedagem dos participantes, especialmente da sociedade civil organizada, estão sendo estabelecidas parcerias com a Universidade do Pará e o governo estadual. As escolas locais serão utilizadas como alojamento para os jovens que vão participar da cúpula.
"A COP30 não é uma festa e nem um evento pontual, mas um processo que já está em andamento no Brasil, com diversas atividades preparatórias ocorrendo ao longo do ano", afirmou em entrevista à CNN.
O ministro pontua que, nos últimos meses, foram realizadas ações, como encontros com a juventude, com o Fórum de Interconselhos e com os fóruns populares nos estados amazônicos, que estão selecionando delegados para participar do evento.


