Citroën Basalt leva zero estrela em teste de colisão do Latin NCAP

Latin NCAP reforçou que o SUV mostrou uma estrutura instável em teste de colisão frontal

Rodrigo Barros, colaboração para a CNN Brasil
Citroën Basalt em teste de colisão do Latin NCAP
Citroën Basalt em teste de colisão do Latin NCAP  • Latin NCAP/Divulgação
Compartilhar matéria

O Citroën Basalt levou zero estrela no teste de colisão realizado pelo Latin NCAP. Com quatro airbags, o modelo ficou abaixo dos 40% de proteção para o ocupante adulto. 

Segundo justificativa da entidade de avaliação de segurança automotiva, a falta de ADAS e de airbags laterais para cabeça são alguns dos fatores para a nota baixa. 

Além disso, o Latin NCAP reforçou que o SUV mostrou uma estrutura instável no teste de colisão frontal. 

“O pretensor do cinto de segurança do passageiro da frente não funcionou como esperado e resultou em proteção fraca para o peito”, diz o Programa de teste de colisão. 

Além disso, o NCAP ainda alertou que o aviso de cinto de segurança só está disponível para o motorista. 

Com relação aos ocupantes infantil, o Citroën Basalt recebeu 58,35%. Já a nota para Proteção de Pedestres e Usuários Vulneráveis das Vias foi de 53,38% e 34,88% para Assistência à Segurança.

Citroën Basalt em teste de colisão do Latin NCAP • Latin NCAP/Divulgação
Citroën Basalt em teste de colisão do Latin NCAP • Latin NCAP/Divulgação

As áreas de Ocupante Adulto e Assistência à Segurança não conseguiram somar pontos suficientes para obter mais de zero estrelas, ambas são responsáveis pela classificação ruim.

"Stellantis, por outro lado, continua a tomar decisões que comprometem diretamente a segurança de quem viaja em seus veículos na América Latina e no Caribe. Dez modelos avaliados desde 2020 - incluindo o Citroën Basalt, com estrutura instável, proteção lateral pobre e sem ADAS - evidenciam uma política que mantém padrões muito abaixo dos oferecidos em outras regiões”, diz o presidente do Conselho de Administração da Latin NCAP, Stephan Brodziak.

Procurada pela CNN, a Citroën enviou a nota abaixo: 

A Stellantis reforça seu compromisso com a Segurança Veicular e que todos os modelos comercializados atendem as regulamentações nacionais e internacionais vigentes nos países da América Latina e Europa. Todos os veículos Stellantis comercializados na América do Sul passam por rigorosos protocolos de avaliação realizados no Safety Center, localizado em Betim/MG, o mais moderno centro de testes de colisão do hemisfério sul, que garantem as certificações legais e técnicas necessárias para todos os projetos desenvolvidos pelas marcas da companhia. Vale ressaltar que a segurança de um veículo é um conjunto concebido desde o início do seu desenvolvimento e vai muito além da oferta individual de itens de segurança ativa e passiva. Além disso, a variante da plataforma CMP permite que toda a gama Citroën tenha uma carroceria com ampla proteção ao habitáculo. Dos requisitos exigidos pela regulamentação brasileira e também pelas regulamentações globais, para citar os mais relevantes, o Citroën Basalt conta com estrutura robusta, carroceria com aço de alta e ultra resistência, arquitetura com máxima proteção contra choques, testes de colisão aptos e segurança passiva sólida. Informamos, ainda, que a empresa não financia nem patrocina as avaliações realizadas pela entidade.