Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Conheça picapes com snorkel usadas em operações de ajuda no RS

    Caminhonetes Chevrolet S10 LT 4x4 são equipadas com dispositivo para evitar entrada de água no motor e podem trafegar em áreas alagadas pelas chuvas

    Thiago Venturacolaboração para a CNN

    A entrega de cinco novas viaturas Chevrolet S10 LT 4×4 2024, equipadas com acessórios especiais, foi antecipada pela Defesa Civil e pela Guarda Municipal de Porto Alegre para que os veículos possam ajudar no combate aos efeitos das fortes chuvas que têm atingido o Rio Grande do Sul.

    Diante do recente aumento do volume de chuvas no estado, os veículos foram integrados às atividades dos órgãos responsáveis no Extremo Sul e na Região das Ilhas.

    As novas caminhonetes são equipadas com snorkels, dispositivos que protegem os motores contra a entrada de água, tornando-os adequados para operações em áreas alagadas.

    Além do snorkel, as picapes contam com guincho elétrico com cabo de aço instalado na dianteira. Esse dispositivo é útil para rebocar algum objeto pesado ou desobstruir uma via com galhos ou outros elementos mais leves. As viaturas contam ainda com protetores de faróis e grade.

    Os novos modelos custaram R$ 1.920.139,20 e foram adquiridos por meio do Programa de Aceleração de Investimentos (PAI). A Defesa Civil e a Guarda Municipal já contam com outros veículos off-road que também estão empenhados nas operações.

    Tração 4×4, recursos de segurança e acessórios

    Os modelos Chevrolet S10 LT 2023/2024 possuem um conjunto robusto e confiável, na avaliação de especialistas do setor automotivo.

    O produto é equipado com motor 2.8 turbodiesel de 200 cv e 51 kgfm de torque, e as picapes também contam com um câmbio automático de 6 velocidades e tração 4×4, garantindo desempenho e versatilidade em diferentes terrenos e condições.

    As novas viaturas são da linha 2024. A Chevrolet deve iniciar neste mês a venda da linha 2025, que terá visual reestilizado. Disponível inicialmente nas versões Z71, LTZ e High Country, as próximas versões terão nova dianteira, novo interior e um conjunto mecânico atualizado.

    As caminhonetes da Defesa Civil vêm de série com alarme antifurto, faróis de neblina, adesivo de coluna na cor preta, capa de acabamento do motor, capota marítima e maçanetas externas na cor do veículo.

    Em termos de segurança, as viaturas oferecem um conjunto completo de recursos, incluindo seis airbags (frontais, laterais e de cortina), alerta de pressão dos pneus, controle de estabilidade (ESC), controle eletrônico de tração (TCS) e sistema de imobilização do motor.

    Além disso, estão presentes assistentes como o controle anticapotamento, assistente de partida em aclive (Hill Start Assist) e controle de velocidade em declive (Hill Descent Control), garantindo maior segurança em situações diversas.

    As viaturas também contam com câmera de ré digital de alta resolução, sensor de estacionamento traseiro, sistema Isofix e Top Tether para fixação de cadeiras infantis, freios ABS com sistema de distribuição de frenagem (EBD) e protetor de cárter.

    “Estamos enfrentando um momento desafiador que requer medidas extraordinárias por parte dos órgãos de resposta imediata”, afirmou o secretário municipal de Segurança da capital gaúcha, Alexandre Aragon. “Nosso objetivo principal é preservar vidas e prestar assistência às famílias necessitadas, e esses novos veículos facilitarão enormemente essa missão.”