Entenda a questão técnica que resultou no recall da BYD
Montadora convocou quase 97 mil automóveis por uma falha de fabricação na China
A BYD fez uma chamada de recall para quase 100 mil carros do outro lado do planeta. Na China, sede da empresa, a montadora convocou quase 97 mil automóveis por uma falha de fabricação. Entenda abaixo a questão técnica que possivelmente motivou a situação.
Os veículos Dolphin e Yuan Plus foram chamados na China devido a riscos de incêndio. Os defeitos estão relacionados à coluna de direção elétrica, como apontado pelo veículo especializado CarNewsChina.
“Quando a tampa da ferramenta do equipamento é fechada, ela pode interferir nos capacitores da placa de circuito do controlador, causando microfissuras”, diz o site.
A consequência do problema é que as rachaduras podem se expandir durante o uso do veículo, levando a curtos-circuitos, superaquecimento e, potencialmente, incêndios.
Apesar disso, não haverá efeitos para o Brasil. “Sobre as informações do recall de alguns veículos elétricos Dolphin e Yuan Plus, a BYD Brasil esclarece que se trata de medida relacionada exclusivamente a carros que circulam na China”, informou a fabricante.
Embora informações técnicas estejam circulando nos jornais chineses a respeito do problema, a assessoria de imprensa da BYD Brasil não conseguiu explicar à CNN os detalhes técnicos com precisão “por se tratar de uma questão da China”.
Brasil
No período entre janeiro e agosto deste ano, o Dolphin EV já emplacou mais de 12 mil unidades no Brasil, enquanto que o Yuan Plus (Atto 3 na China) registrou 1.690 unidades.