Fiat, Citroën e Peugeot lançam veículo juntas: veja fotos e detalhes
Lançamento da linha 2025 do trio de vans Scudo, Expert e Jumpy chega ao mercado neste mês de agosto; empresas formam grupo Stellantis;
- 1 de 9
Peugeot Expert 2025 • Divulgação/Stellantis
- 2 de 9
Detalhe frontal da Peugeot Expert
- 3 de 9
Fiat Scudo 2025 • Divulgação/Stellantis
-
- 4 de 9
Detalhe frontal da Fiat Scudo • Divulgação/Stellantis
- 5 de 9
Citroën Jumpy • Divulgação/Stellantis
- 6 de 9
Detalhe frontal da Citroën Jumpy • Divulgação/Stellantis
-
- 7 de 9
Interior da Fiat Scudo • Divulgação/Stellantis
- 8 de 9
Interior da Peugeot Expert • Divulgação/Stellantis
- 9 de 9
Interior da Citroën Jumpy • Divulgação/Stellantis
-
Fiat Scudo, Peugeot Expert e Citroën Jumpy. Os nomes são diferentes, mas os modelos são praticamente iguais. O grupo Stellantis (formado pelas três marcas) lança a linha 2025 do trio de vans, que chegam com novo visual e algumas melhorias em tecnologia para atender os mais diferentes tipos de negócios.
O grupo mantém três vans quase idênticas para atender diferentes preferências dos clientes. Isso permite que cada cliente escolha a marca que mais lhe agrada. Além disso, em regiões mais remotas, onde pode haver apenas uma concessionária de uma dessas marcas, os consumidores têm a opção de escolher a que está mais próxima, facilitando o acesso ao serviço e manutenção.
A principal mudança da linha 2025 diz respeito ao visual exterior. As comerciais leves ganharam um novo para-choque frontal, novos faróis, nova grade e também a adição de sensor crepuscular. Na prática, o design deixou as vans com uma cara mais moderna e minimalista.
Ainda sobre o exterior, as rodas de aço estampado de 16 polegadas receberam novas coberturas plásticas.
Entre Scudo, Expert e Jumpy o que muda é o frontal e a logomarca, além dos nomes. O restante é igual para ambos os modelos.
Por dentro, a mudança da linha 2025 é mais perceptível. O trio de vans do grupo estão com um volante mais moderno e com comandos multifuncionais. Nele, estão concentrados os comandos do sistema de som, limitador e do controlador de velocidade — exclusividade no segmento. Há também uma tela de cinco polegadas que conta com conexão bluetooth e conector USB para recarga de celular e transferência de dados.
Segundo a Stellantis, agora com assistência elétrica, ele foi projetado pensando na ergonomia do condutor, com foco em conforto ao dirigir e facilidade de resposta.
A versatilidade é um dos pontos fortes para quem procura um veículo deste porte. É que os modelos podem ser convertidos em veículos de passeio 7+1 lugares e minibus 10+1 lugares.
Na configuração Cargo, é possível fazer desde ambulância, refrigerado, serviços logísticos, oficina móvel, transporte de pessoas com necessidades especiais e até motorhome.
No quesito segurança, elas contam com sistema de frenagem antibloqueio (ABS), assistência à frenagem de emergência (AFU), antipatinagem das rodas (ASR), controle eletrônico de estabilidade (ESC) e auxílio de partida em rampa.
- 1 de 13
- 2 de 13
Peugeot Expert 2025 • Pedro Bicudo/Divulgação
- 3 de 13
Peugeot Expert 2025 • Pedro Bicudo/Divulgação
-
- 4 de 13
- 5 de 13
Peugeot Expert 2025 • Pedro Bicudo/Divulgação
- 6 de 13
Peugeot Expert 2025 • Pedro Bicudo/Divulgação
-
- 7 de 13
Fiat Scudo 2025 • Divulgação
- 8 de 13
Fiat Scudo 2025 • Divulgação
- 9 de 13
Fiat Scudo Cargo e Multi 2025 • Pedro Bicudo/Divulgação
-
- 10 de 13
Citroën Jumpy Cargo 2025 • Pedro Bicudo/Divulgação
- 11 de 13
Citroën Jumpy Cargo 2025 • Divulgação
- 12 de 13
Citroën Jumpy Cargo 2025 • Pedro Bicudo/Divulgação
-
- 13 de 13
Citroën Jumpy Cargo 2025 • Divulgação
Capacidades
As novas vans permanecem com as mesmas dimensões. A carroceria, com 2,01 m de largura (retrovisores rebatidos) e 1,97 m de altura, permite a entrada em garagens subterrâneas e outros locais inacessíveis para veículos maiores.
O PBT (Peso Bruto Total) de 3.212 kg, na versão Cargo, permite a condução por qualquer condutor habilitado na categoria B.
As novas Jumpy, Scudo e Expert podem carregar quase 1,5 tonelada de peso, com um baú de carga de 6,1 L e acesso facilitado por uma ampla porta lateral corrediça e duas portas traseiras com abertura de 180º. A arquitetura monobloco da plataforma EMP2 agrega rigidez, robustez e conforto, com suspensão independente nas quatro rodas.
A motorização permanece igual para a linha 2025. O motor é o 1.5 HDi turbodiesel de 120 cv e 30,6 kgfm de torque. Com entrega de torque em uma ampla faixa de rotações, o câmbio é manual de seis marchas com a ergonomia de uma alavanca próxima ao motorista.
Citroën, Fiat e Peugeot começam a vender a linha 2025 a partir deste mês de agosto em duas versões, com garantia de três anos:
- Cargo (R$ 211.990);
- Vitré/Multi (R$ 217.990).