Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Kwid ganha novo visual e fica mais tecnológico na Europa

    Versão europeia do Kwid elétrico, hatch compacto ganha visual mais robusto, cluster digital e multimídia maior do que o Kardian

    Dacia Spring: versão romena do Kwid E-Tech ganha novo visual
    Dacia Spring: versão romena do Kwid E-Tech ganha novo visual Divulgação

    Thiago Venturacolaboração para a CNN

    A Dacia, marca romena que pertence ao Grupo Renault, revelou uma significativa atualização para o Spring elétrico. O nome é desconhecido, mas agora vai ficar bem claro: o Dacia Spring é o mesmo Renault Kwid E-Tech vendido no Brasil. O subcompacto ganhou visual bem mais interessante e novos equipamentos de segurança na Europa.

    O novo Dacia Spring, ou melhor Kwid elétrico, está com visual que lembra a nova geração do Duster. Essa alteração não apenas contribui para uma estética mais aprimorada, mas também resulta em uma redução de peso, proporcionando ganhos em aerodinâmica e, consequentemente, em autonomia.

    Com uma perda total de 6 kg, o Dacia Spring é o carro elétrico mais leve do mercado, pesando 984 kg, mesmo com os 190 kg de sua bateria. Aliás, se no Brasil o primo Kwid elétrico não decola em vendas, mesmo com desconto, na Europa, o Spring tem um bom desempenho.

    A capacidade do porta-malas aumentou de 290 para 308 litros. Com os bancos traseiros rebatidos, o  volume de carga atinge 1.004 litros, impressionante para um carro deste tamanho. Além disso, o modelo ganho um porta-malas dianteiro de 35 litros de espaço útil sobre o motor, um bom lugar para armazenar cabos de recarga.

    Modelo tem porta-malas dianteiro de 35 litros
    Modelo tem porta-malas dianteiro de 35 litros /

    Visual e equipamentos

    O Dacia Spring /Kwid tem capô elevado, grade alinhada aos faróis de LED com assinatura em forma de flecha. A traseira recebeu atenção especial, apresentando novas lanternas de LED, para-choque e tampa de porta-malas. Há ainda um aplique preto interligando as lanternas.

    Internamente, embora o acabamento de painéis, portas e bancos mantenha a simplicidade característica da marca, o Dacia Spring surpreende com a inclusão de itens inovadores. Destacam-se o quadro de instrumentos digital de 7 polegadas e a central multimídia de 10 polegadas. Interessante que o equipamento é maior do que o Renault Kardian, que acaba de entrar em pré-venda no Brasil.

    Novo Dacia Spring tem interior mais tecnológico que o atual Kwid
    Novo Dacia Spring tem interior mais tecnológico que o atual Kwid / Divulgação

    Na Europa, o motor elétrico teve potência ampliada de 45 cv para 66 cv. Esse motor mais potente já é o que equipa o Kwid vendido no Brasil. Aliás, interessante lembrar que ambos os modelos são fabricados na China. Segundo a Dacia, pesquisas mostram que o consumidor europeu anda cerca de 37 km por dia com velocidade média de 37 km/h, de forma que o conjunto aplicado está suficiente para a proposta.

    Tópicos

    Tópicos