Licenciamento 2026: São Paulo libera pagamento antecipado de tributo

Sem o pagamento do licenciamento, o veículo pode ser recolhido das ruas e levado a um pátio credenciado

Rodrigo Barros, colaboração para a CNN Brasil
Pagamento do licenciamento em SP  • Ronaldo Silva/Photopress/Estadão Conteúdo
Compartilhar matéria

Os proprietários de veículos em São Paulo já podem começar a quitar o licenciamento 2026. Com calendário previsto para começar só em julho, o Detran-SP já disponibiliza a chance de regularizar o tributo juntamente com o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), ainda no primeiro semestre. 

O pagamento adiantado é válido para qualquer final de placa e deve ser feito pelo portal do Detran-SP. Ainda é possível pagar via Pix as multas que estejam em pendência ou até o IPVA atrasado. 

O licenciamento para este ano corresponde a uma taxa de R$ 174,08. O pagamento do tributo é obrigatório para circulação no estado. 

Sem o pagamento do licenciamento, o veículo pode ser recolhido das ruas e levado a um pátio. 

Recolhimento ao pátio 

Caso o veículo seja levado ao pátio, a liberação pode ser feita de maneira imediata, a partir da Liberação Instantânea de Veículos (LIVE), novo serviço online disponível no site oficial do Detran-SP. 

IPVA 2026

O IPVA para veículos particulares novos e usados permanecem as mesmas para 2026: 4% para carros de passeio; 2% para motocicletas e similares, caminhonetes cabine simples, micro-ônibus, ônibus e maquinário pesado; além de 1,5% para caminhões e 1% para os veículos de locadoras, registrados em São Paulo.

O IPVA 2026, contudo, segue um outro calendário e já pode ser pago juntamente com o licenciamento, de forma antecipada. Confira abaixo:

Calendário para o pagamento do IPVA 2026 • Sefaz-SP/Reprodução
Calendário para o pagamento do IPVA 2026 • Sefaz-SP/Reprodução