Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Mais uma chinesa: Neta vai lançar carros no Brasil ainda em 2024

    Marca chinesa promete construir fábrica no Brasil de carros eletrificados

    Thiago Venturacolaboração para a CNN

    Após a BYD e GWM, mais uma marca chinesa promete incomodar o mercado brasileiro com novos carros eletrificados. A bola da vez é a Neta Auto, uma marca que pertence ao grupo Hozon New Energy Automobile. Assim como as outras compatriotas, também vai oferecer produtos com preço agressivo e planos de ter fábrica no Brasil.

    Nesta semana, a Neta apresentou em São Paulo seus planos para o país com expectativa de lançar os primeiros carros ainda em 2024. O grupo foi criado há apenas 10 anos e está presente em cinco continentes, com seis subsidiárias e cinco fábricas operacionais, além de uma sexta em construção.

    O plano de expansão inclui a construção de novas fábricas no Brasil e no México, com uma linha de produção planejada para atender a demanda na América do Sul. No ano passado, a Neta registrou a venda de 20 mil carros fora da China. No país natal, a meta é fechar 2024 com 600 concessionárias.

    A Neta possui sete veículos em seu portfólio; três chegam ao Brasil ainda em 2024! Entre os modelos aguardados para o mercado brasileiro está o Neta GT, um cupê esportivo de quatro lugares que competirá diretamente com modelos como o BYD Seal EV.

    NETA S
    NETA S é outra aposta para o mercado nacional / Divulgação

    O Neta GT, já registrado no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), apresenta opções de baterias de 64 kWh e 74 kWh, proporcionando uma autonomia que varia entre 550 km e 650 km. A potência do veículo varia de 231 cv a 462 cv, dependendo da versão escolhida.

    Outro modelo que deve chegar ao Brasil é o Neta L, um SUV médio com 4,77 metros de comprimento e 2,81 metros de entre-eixos, dimensões bem maiores que rivais já oferecidos no Brasil. O Neta L deverá ser oferecido em duas versões: uma híbrida, com bateria de 30,6 kWh e tanque de 50 litros, proporcionando um alcance total de 1.070 km, e uma versão 100% elétrica com bateria de 68,1 kWh, com autonomia de 460 km segundo o ciclo chinês, bem mais otimista que o brasileiro.

    NETA X
    NETA X / Divulgação

    Outra opção que deverá chegar ainda em 2024 está o Neta X, um SUV médio elétrico com dimensões menores que o L: 4,61 de comprimento e 2,77  de entre-eixos. Possui motor elétrico de 163 cv e bateria de 64 kWh que garante 508 km de autonomia no ciclo chinês.

    Que é Neta?

    A Neta Auto é a divisão automotiva da Hozon. O nome é referência a uma figura mitológica chinesa. O logotipo tem elementos que evocam pessoas, árvores, primavera e asas. A empresa já vendeu mais de 400 mil veículos globalmente, fruto de uma estratégia de expansão e de um investimento de aproximadamente R$ 15 bilhões.

    A Neta Auto possui sede em Xangai e uma segunda base em Hong Kong, focada nas operações internacionais. No Brasil, a NETA Auto iniciará suas operações com a importação de veículos da China, estabelecendo concessionárias nas regiões com maior volume de vendas.

    A entrada representa mais um capítulo da “invasão chinesa” no país. Além da Neta, também inicia neste ano as vendas da Omoda e Jaecoo, uma submarca da Chery que vai operar de forma independente do grupo Caoa. Outra marca chine

    NETA L
    NETA L / Divulgação