Nova geração do Audi Q5 chega ainda 2025 com mais tecnologia
SUV terá motor 2.0 turbo de 272 cavalos e tração quattro

A Audi anunciou nesta terça-feira (2) o lançamento da nova geração do Q5 no Brasil para o último trimestre de 2025. O SUV médio premium chega ao país em sua terceira geração com mudanças estruturais, design atualizado novas motorizações e tecnologias de bordo que reforçam a estratégia da fabricante em manter competitividade no segmento.
O Q5 2025 é o segundo modelo da marca a utilizar a Plataforma Premium a Combustão (PPC), a mesma que serve de base para o novo A5, esse já disponível no Brasil. Mais rígida e flexível, a arquitetura foi projetada, segundo a Audi, para oferecer melhor desempenho dinâmico, segurança e eficiência.
Para o mercado brasileiro, a Audi confirmou o motor 2.0 TFSI EA888 evo5, com 272 cv e 400 Nm de torque, acoplado ao sistema de tração integral quattro ultra. O conjunto é o mesmo utilizado no Audi A5. A marca optou por não oferecer o sistema híbrido leve MHEV plus, que adiciona um gerador de transmissão para reduzir consumo e permitir pequenos trechos de condução elétrica. Nesse segmento, a concorrência tem apostado em sistemas HEV e PHEV.
Design e aerodinâmica
No exterior, o Audi Q5 adota proporções mais esportivas, com grade Singleframe posicionada em nível mais alto e faróis esculpidos com desenho afilado. O modelo será oferecido em três variações visuais — básica, advanced e S line — além da versão esportiva SQ5. A carroceria ganhou soluções aerodinâmicas como defletores de ar, painéis sob o assoalho e spoiler traseiro mais longo, resultando em menor turbulência e maior eficiência. Para o Brasil, deverá ser escolhida a versão S-Line, mesma opção do elétrico Audi A6.
A gama de rodas vai de 17 a 21 polegadas, dependendo da versão, com opções de design aerodinâmico. O portfólio europeu já apresenta 11 opções de cores, incluindo tonalidades exclusivas como Tambora Gray e Sakhir Gold, que também devem chegar ao Brasil.

Interior digital e prático
A cabine segue a filosofia “human-centric” da Audi, com foco na ergonomia e na digitalização. O painel horizontal integra o MMI panorâmico curvo, que combina o Audi virtual cockpit de 11,9 polegadas e a central multimídia de 14,5 polegadas. Para o passageiro dianteiro, há a opção de uma tela adicional de 10,9 polegadas, equipada com tecnologia de privacidade ativa.
A funcionalidade também é destaque: o banco traseiro pode ser ajustado em profundidade e inclinação, ampliando o espaço para passageiros ou o volume do porta-malas, que pode chegar a 1.473 litros com os assentos rebatidos. O compartimento ganhou ainda um espaço para guardar a cobertura do bagageiro.
Outros itens de conveniência incluem carregador de celular por indução refrigerado, portas USB-C de até 100 W e múltiplos porta-objetos.

Conforto e tecnologia embarcada
Nesta nova geração, o carro pode vir equipado com suspensão a ar com controle adaptativo permite ajustes de até 45 mm na altura, oferecendo equilíbrio entre esportividade, conforto urbano e capacidade fora de estrada. O sistema Audi drive select possibilita selecionar diferentes modos de condução.
O SUV também deverá estreiar no Brasil o assistente digital com inteligência artificial, representado por um avatar na central multimídia e no head-up display. O recurso pode controlar funções do veículo e fornecer informações de rota e interesse.
O Q5 2025 adota a segunda geração das lanternas digitais OLED, com 266 segmentos capazes de formar diferentes assinaturas luminosas e até se comunicar com o ambiente externo, exibindo sinais de alerta em situações de risco. Os faróis Matrix LED oferecem personalização de até oito assinaturas diurnas e funções de segurança ampliadas.
O novo Q5 é produzido em San José Chiapa, no México, de onde já saem os modelos destinados ao mercado brasileiro. O SUV faz parte de um plano de 13 lançamentos no Brasil em 2025.