Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Polícia da Itália incorpora SUV de R$ 4,3 milhões da Lamborghini à frota

    Veículo vai de 0 a 100 km/h em 3,3 segundos e tem velocidade máxima de 306 km/h

    Lamborghini Urus Performance será usado para transportar órgãos e plasma
    Lamborghini Urus Performance será usado para transportar órgãos e plasma Divulgação/Lamborghini

    Flávio Ismerimda CNN

    São Paulo

    A Polícia do Estado da Itália agora conta com carros da Lamborghini do modelo Urus Performance em sua frota. O veículo SUV será usado para policiamento de trânsito e também servirá para transportar órgãos e plasma para transplante.

    O carro foi doado pela Lamborghini e será destinado para a Polizia Stradale e auxiliará a patrulhar as estradas das regiões da Campânia e da Basilicata, no sul da Itália. Dois outros veículos da Lamborghini, estes do modelo Huracan, estão sendo usados em Roma e Bolonha.

    A parceria entre a Polícia do Estado e a montadora de Bolonha, capital da região da Emília-Romanha, localizada no norte do país, começou em 2004 e o Urus Performance é o sexto modelo da marca a entrar na frota.

    “Saber que os nossos automóveis são utilizados para funções públicas e, acima de tudo, para operações cruciais para salvar vidas humanas, só pode deixar a mim e a toda a empresa orgulhosos. Estas iniciativas, que nos trazem grande satisfação, demonstram os nossos laços estreitos inatos com a Itália”, afirmou Stephan Winkelmann, Presidente e CEO da Automobili Lamborghini.

    O que tem no Urus Performance cedido para a Polícia de Estado?

    O Urus Performante doado à Polizia Stradale foi equipado pelos técnicos da Lamborghini seguindo especificações da tropa. A pintura, por exemplo, combina a clássica cor azul da corporação com o branco e apresenta faixas com as cores da bandeira da Itália.

    A montadora instalou ainda uma barra de luz com leds azuis de 360º no topo do carro, com uma sirene elétrica de dois tons integrada a ela.

    Pensando no uso do veículo pelos policiais, a cabine do carro foi equipada com:

    • caixa blindada para armas;
    • display de mensagens;
    • compartimento no porta-malas para guardar equipamentos de serviço;
    • desfibrilador para primeiros socorros;
    • refrigerador portátil para transporte de órgãos.

    O modelo chegou ao Brasil em dezembro de 2023 junto com a versão S do carro e pode ser adquirida por R$ 4,3 milhões. Os dois são equipados com um motor V8 4.0 biturbo de 666 cv. Na versão Performance, o Urus vai de 0 a 100 km/h em 3,3 segundos e sua velocidade máxima é de 306 km/h.

    Primeiro híbrido da Lamborghini

    Fechando meio século de carros V12 puramente movidos a gasolina desde os primeiros modelos da marca, a Lamborghini revelou seu primeiro supercarro com uma “tomada”.

    O Lamborghini Revuelto é um híbrido plug-in e, embora ainda tenha um motor V12 a gasolina, também possui três motores elétricos. Juntos, os dois sistemas podem produzir um total de 1.001 cavalos de potência, de acordo com a montadora.

    O carro oferecerá sensações de direção que variam de alto e violento a suave e silencioso. Há um menu de 13 modos de direção diferentes.

    A condução em baixa velocidade com tração dianteira será totalmente elétrica, enquanto a condução agressiva em alta potência empregará toda a potência disponível do motor V12 e dos motores elétricos.