Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Primeiro Corvette híbrido vai puxar a fila nas 500 Milhas de Indianápolis

    Ajuda de motor elétrico leva o E-Ray a generosos 655 cv, com direito à inédita tração dianteira, que melhora dirigibilidade do lendário esportivo americano

    Rodrigo Ginicolaboração para a CNN

    Um dos esportivos mais lendários da indústria automobilística se rendeu aos novos tempos. Depois de levar o motor da dianteira para a região central traseira na oitava geração, a Chevrolet desenvolveu uma versão híbrida do Corvette, o E-Ray.

    A máquina, já em sua linha 2025, será usada como pace car da 108ª edição das 500 Milhas de Indianápolis (Fórmula Indy), no próximo dia 26. Ao longo da história do modelo, criado em 1953, os motores V8 sempre foram suficientes para garantir potência e diversão de sobra.

    A engenharia da Chevrolet, no entanto, resolveu aproveitar o potencial de um sistema híbrido para, com a energia elétrica, transformar o E-Ray 3LZ no mais rápido Corvette da história, e o primeiro com possibilidade de tração integral.

    O V8 6.2 litros que equipa a atual geração ganha a companhia de um motor elétrico capaz de gerar 160 cv extras, jogados nas rodas dianteiras. O que leva a potência combinada a 655 cv. E faz o E-Ray acelerar de 0 a 60 milhas (96,5km/h) em apenas 2,5 segundos.

    O torque extra é sinônimo de reacelerações ainda mais extremas. Como a proposta é esportiva, e não econômica, o modo de condução totalmente elétrico leva o mais novo “Vette” a percorrer apenas 7,2 km sem a ajuda do propulsor a combustão. É possível optar pela versão cupê ou pela conversível.

    Nos Estados Unidos, o E-Ray é oferecido pelo preço inicial de US$ 104,5 mil (o equivalente, pelo câmbio do dia, a R$ 532 mil). Menos, por exemplo, que o Z06, versão mais potente, mas não tão rápida.

    Em termos de peso, o acréscimo com baterias e componentes da unidade híbrida não é dos mais expressivos: 60 kg de diferença na balança.

    Fica agora a expectativa para conhecer que personalidade americana terá o privilégio de comandar o Corvette E-Ray à frente do pelotão das 500 Milhas. Atores, cantores, atletas de diferentes modalidades e mesmo nomes lendários da Indy já tiveram esta missão, com diferentes veículos de produção.