Renault Megane E-Tech: seis detalhes sobre elétrico da marca francesa

Modelo tem no design um dos seus grandes trunfos; conheça melhor o hatch que representa uma nova fase da marca

Thiago Ventura, colaboração para a CNN
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A Renault fez muita fama no Brasil a partir dos anos 2000 com aposta em veículos baratos e com bom espaço interno. Isso foi algo observado em modelos como Sandero, Logan e Duster. Mas essa fase ficou para trás, e um dos carros que marca a nova estratégia da empresa no Brasil é o Megane E-Tech.

O nome evoca um modelo médio que também fez fama no país, em uma época em que a Renault buscava se posicionar mais acima em nível de preço. Os tempos são outros, e o Megane também: agora, é um hatch elétrico com visual chamativo.

Outro veículo que representa a "nova Renault no Brasil" é o Kardian. Mas, aqui, você confere seis detalhes sobre o Megane E-Tech que merecem a atenção de quem busca saber mais sobre o modelo.

Renault Megane E-Tech: modelo elétrico representa nova fase da marca no Brasil / Thiago Ventura/CNN
Renault Megane E-Tech: modelo elétrico representa nova fase da marca no Brasil / Thiago Ventura/CNN

1. Design chamativo

Desde o primeiro olhar, o Megane E-Tech se destaca por um design ousado e futurista. O carro parece ter saído direto da prancheta conceitual para a linha de produção. O modelo tem linhas fluidas e aerodinâmicas, que esculpem uma silhueta imponente. Outro ponto marcante são os faróis em LED 3D com luzes rítmicas.

Renault Megane E-Tech: modelo elétrico representa nova fase da marca no Brasil / Thiago Ventura/CNN
Renault Megane E-Tech: modelo elétrico representa nova fase da marca no Brasil / Thiago Ventura/CNN

2. Tecnologia

No interior, o Megane E-Tech oferece muitas tecnologias de ponta. O modelo vem com quadro digital de instrumentos de 12,3 polegadas e uma central multimídia de 9 polegadas. Tem ainda iluminação ambiente em LED personalizável, que permite criar um ambiente adaptado ao humor do motorista. A manopla de "câmbio" é um joystick ao lado do volante, e o retrovisor, uma câmera.

Renault Megane E-Tech: modelo elétrico representa nova fase da marca no Brasil / Thiago Ventura/CNN
Renault Megane E-Tech: modelo elétrico representa nova fase da marca no Brasil / Thiago Ventura/CNN

3. Acabamento: Renault europeia

O Megane E-Tech eleva o padrão de acabamento da Renault no Brasil, se comparado a modelos mais espartanos como Kwid e Duster. Nada de plástico duro: há detalhes em tecido, metal e couro sintético. O banco mistura tecido reciclado e couro sintético nas laterais.

Renault Megane E-Tech: modelo elétrico representa nova fase da marca no Brasil / Thiago Ventura/CNN
Renault Megane E-Tech: modelo elétrico representa nova fase da marca no Brasil / Thiago Ventura/CNN

4. Airbag incomum

O modelo possui recursos de condução semiautônoma como piloto automático adaptativo (ACC) com Stop & Go, alerta e corretor automático de faixa, frenagem automática de emergência e alerta de ponto cego.

O carro possui cinco estrelas de segurança no EuroNCAP. Uma curiosidade está no número de airbags: são sete. Duplo frontal, laterais e de cortina. O sétimo é bem incomum: fica entre o motorista e passageiro da frente para evitar choque de ambos em uma colisão.

Renault Megane E-Tech: modelo elétrico representa nova fase da marca no Brasil / Thiago Ventura/CNN
Renault Megane E-Tech: modelo elétrico representa nova fase da marca no Brasil / Thiago Ventura/CNN

5. Desempenho elétrico

Sob o capô, o Megane E-Tech vem com motor elétrico de 220 cv e 300 Nm de torque, entregando uma aceleração de 0 a 100 km/h em 6,9 segundos e uma velocidade máxima de 160 km/h. A bateria de 60 kWh garante uma autonomia de até 337 km no ciclo Inmetro.

Esses números colocam o francês como opção a ser considerada na comparação com o BYD Yuan Plus ou o Peugeot e2008. O Megane também tem borboletas atrás do volante que ajustam o nível de frenagem – uma funcionalidade muito útil no dia a dia.

6. Problemas x preço

O Megane E-Tech apresenta algumas falhas que podem ser consideradas desproporcionais para o preço do carro. A ausência de couro integral nos bancos, teto solar e ajustes elétricos do banco do motorista são pontos negativos. Um centralizador de faixa também seria bem-vindo.

O preço é de R$ 279.990, mas frequentemente tem recebido promoções. A observação do mercado indica que o modelo poderia estar posicionado em faixa similar ao BYD Yuan, na casa de R$ 230 mil, para obter mais vendas.

Ficha Técnica Completa - Megane E-Tech 2023

ItemEspecificação
MotorDianteiro, elétrico
Potência220 cv
Torque30,6 kgfm
CâmbioAutomático, tração dianteira
DireçãoElétrica progressiva, diâmetro de giro de 10,4 metros
SuspensãoMcPherson na dianteira e multilink na traseira
FreiosDiscos ventilados na dianteira e discos sólidos na traseira
Pneus195/60 R18
Peso1.680 kg
Dimensões
  • Comprimento: 4,20 metros
  • Largura (sem espelhos): 1,77 m
  • Largura (com espelhos): 2,05 m
  • Altura: 1,52 m
  • Distância entre-eixos: 2,68 m
  • Porta-malas: 440 litros
AutonomiaAté 337 km no ciclo misto (conforme divulgado pela Renault)
Tempo de recarga10% a 80% em 2 horas em AC (7,4 a 22 kWh) ou 36 minutos em DC (130 kWh)
Velocidade máxima160 km/h (controlada eletronicamente)
Aceleração de 0 a 100 km/h6,9 segundos
Consumo de energia12,2 kWh/100 km (ciclo misto)
Emissão de CO20 g/km
Itens de Série
  • Ar-condicionado dual zone com saída para os passageiros traseiros
  • Direção elétrica
  • Espelhos retrovisores rebatíveis eletricamente e aquecidos
  • Chave presencial
  • Sistema de som Arkamys com seis alto-falantes
  • Iluminação interna personalizável
  • Central multimídia de nove polegadas com Android Auto e Apple CarPlay sem fio
  • Limpadores automáticos
  • Faróis em LEDs com comutação automática
  • Sensores de estacionamento dianteiros, laterais e traseiros
  • Câmera de ré
  • Piloto automático adaptativo com Stop & Go
  • Alerta e corretor automático de faixa
  • Frenagem automática de emergência
  • Alerta de ponto cego
  • 7 airbags (frontais, laterais, cortina e dianteiro)