Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Toyota Corolla Cross 2025: nova versão do SUV deve ganhar visual renovado

    SUV médio teve novo visual revelado na Tailândia; modelo nacional deverá ganhar novidades de outros países

    Toyota Corolla Cross 2024: SUV deverá ganhar visual renovado neste ano
    Toyota Corolla Cross 2024: SUV deverá ganhar visual renovado neste ano Divulgação

    Thiago Venturacolaboração para a CNN

    Um dos modelos mais importantes do portfólio da Toyota deve ganhar atualizações importantes de design neste 2024 no Brasil. Trata-se do Corolla Cross 2025, um SUV médio rival de Jeep Compass e que trava uma disputa com o GWM Haval H6 entre os modelos híbridos no país.

    A novidade que o consumidor brasileiro pode receber até o final do ano foi antecipada com o lançamento do Corolla Cross 2025 na Tailândia. Apesar de distante daqui, o carro apresentado por lá antecipa o que podemos esperar para o SUV médio no Brasil. A Toyota do Brasil ainda não confirmou oficialmente se as mudanças vão chegar por aqui.

    O carro deve ganhar um facelift, que é a mudança visual pra ficar mais atualizado dentro de uma mesma geração. O Corolla Cross 2025 pode ostentar dianteira com linguagem semelhante à adotada em novos modelos da Toyota.

    Na frente, o SUV médio tem novos faróis, com desenho interno bem mais elegante e tecnológico: ao invés de uma barra em LED, o conjunto de DRL terá desenho mais sofisticado. A grade dianteira do Corolla Cross agora é divida em dois segmentos: o de cima tem um elemento vazado em formato de colmeia, enquanto a parte inferior é idêntica ao já oferecido atualmente.

    Na traseira, as lanternas tem novo desenho interno e o SUV tailandês perde o emblema “Hybrid” pelo “HEV”. Por outro lado, o polêmico abafador do escapamento, apelidado de ‘marmita’ persiste. A mudança para linha 2025 também oferecerá novos conjuntos de rodas.

    Toyota Corolla Cross 2024: SUV deverá ganhar visual renovado neste ano
    Toyota Corolla Cross 2024: SUV deverá ganhar visual renovado neste ano / Divulgação

    Do lado de dentro, o Corolla Cross 2025 ganha sutis mudanças, mas deverá receber um equipamento para fazer jus ao preço que é cobrado. O carro ganha cluster digital com tela de 12,3 polegadas, semelhante ao que agora equipa o Corolla 2024.

    Além disso, o modelo tem nova multimídia de 10,1 polegadas com Android Auto e Apple CarPlay sem fio. O design interno, no conjunto da obra, permanece como já oferecido atualmente, mas um olhar mais atento revela uma importante novidade.

    O SUV deverá abolir o arcaico freio de estacionamento de pedal, conhecido jocosamente como “freio de mão de pé” por um freio de estacionamento eletrônico. O dispositivo é operado por botão no cosole central, ao lado de outro com função “auto hold”.

    Toyota Corolla Cross 2025: motores

    O visual renovado apresentado na Tailândia dará ao Corolla Cross 2025 um frescor necessário para seguir competitivo no Brasil. Contudo, ainda não está certo se a Toyota vai aplicar mudanças nos motores oferecidos.

     

    Toyota Corolla Cross 2024: SUV deverá ganhar visual renovado neste ano
    Toyota Corolla Cross 2024: SUV deverá ganhar visual renovado neste ano / Divulgação

    Por ora, o carro manterá opção pelo motor 2.0 Dynamic Force flex naturalmente aspirado com até 177 cv com etanol ou 169 cv com gasolina e câmbio do tipo CVT, que simula 10 marchas. Além desse motor, há o híbrido HEV com reúne motor 1.8 flex  um motor elétrico.

    Com 122 cavalos de potência combinada, esse foi o primeiro motor híbrido flex do mundo. Segundo o Inmetro, faz 17,8 km/l na cidade e 14,7 km/l na estrada com gasolina.  Por ser tipo HEV, não gasta carregar em wallbox: o carro regenera a bateria sozinho.

    No entanto, a concorrência tem oferecido conjuntos híbridos mais eficientes e com até 170 km de autonomia elétrica. Isso pode ser um motivo para a Toyota atualizar seu SUV.