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    BYD Tan: conheça o SUV de luxo oferecido para a frota presidencial

    Presidência da República ganha SUV elétrico de 7 lugares por um ano; veículo tem dois motores com 517 cv e acelera de 0 a 10 em 4,6 segundos

    Lula e o presidente da BYD Brasil, Tyler Li: frota presidencial ganha Tan EV
    Lula e o presidente da BYD Brasil, Tyler Li: frota presidencial ganha Tan EV Ricardo Stuckert/PR

    Thiago Venturacolaboração para a CNN

    Representantes da marca chinesa Build Your Dreams (BYD) se encontraram com o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, para uma reunião no Palácio do Planalto, em Brasília (DF), na quarta-feira (24). Na pauta, o planos da montadora de veículos eletrificados que vai investir R$ 3 bilhões em uma fábrica em Camaçari (BA).

    A produção deve começar ainda em 2024 e, durante o encontro, o presidente da BYD no Brasil, Tyler Li, entregou para Lula as chaves de um BYD Tan EV. O SUV de luxo foi oferecido para uso pela Presidência da República por comodato durante um ano.

    A BYD assumiu a planta que já pertenceu à americana Ford no Nordeste brasileiro e, por isso, contará com benefícios fiscais aprovados na Reforma Tributária. A marca chinesa pretende produzir lá o Dolphin EV, carro elétrico mais vendido no Brasil. Conheça mais detalhes do carro oferecido para a frota presidencial, avaliado em R$ 529 mil.

    Nome diferente

    O BYD Tan EV foi o primeiro carro de passeio vendido pela marca no Brasil, lançado no final de 2021. A marca ainda era desconhecida do grande público e optou por oferecer, no primeiro momento, seus carros mais caros. O modelo tem nome original de Tang, uma das dinastias da China imperial, mas foi rebatizado por aqui como Tan devido à marca de sucos.

    O novo carro da frota presidencial é um SUV grande de sete lugares e tem 4.870 mm de comprimento, 1.950 mm de largura, 1.725 mm de altura e uma distância de 2.820 mm entre eixos. O peso em ordem de marcha atinge 2.479 kg, principalmente devido à bateria de tração. A capacidade do porta-malas varia entre 940 litros com cinco lugares em uso e 235 litros com todos os sete bancos ocupados.

    O BYD Tan tem um motor elétrico de 245 cv na dianteira e outro de 272 cv na traseira, proporcionando tração integral (AWD). A potência combinada atinge 517 cv, enquanto o torque total é de 69,3 kgfm. A aceleração de 0 a 100 km/h ocorre em 4,6 segundos, com velocidade máxima limitada eletronicamente a 186 km/h.

    Veículo é um SUV grande, com capacidade para 7 lugares e distância de 2.820 mm entre eixos / BYD Tan / Divulgação

    A bateria é do tipo Blade, utilizando células de lítio-ferro-fosfato (LFP) de 86,4 kWh de capacidade, e proporciona uma autonomia de 309 km em ciclo misto (cidade/estrada), segundo o Inmetro. Em estações de carregamento rápido de 110 kW (corrente contínua), é possível carregar 100% da bateria em 1,3 hora. Já em tomadas de 7 kW (corrente alternada), o tempo total pode chegar a 15 horas.

    Design

    O design Tan foi concebido sob o conceito ‘Dinasty’ da BYD, criado por Wolfgang Egger, ex-chefe de design da Audi, apresentando o estilo Dragon Face característico da família. Com um perfil imponente, faróis full LED e uma enorme grade cromada, o SUV evoca uma estética elegante e robusta.

    Contudo, a marca chinesa já evoluiu em design, adotando o conceito ‘Ocean’, presente nos modelos Dolphin e Seal, fazendo com que o SUV grande fique com visual desatualizado em relação aos novos produtos.

    A garantia fornecida pela BYD para o Tan é de cinco anos ou 500 mil quilômetros, o que ocorrer primeiro. Para a bateria de tração, são oito anos de cobertura, sem limite de quilometragem.

    BYD Tan tem dois motores com 517 cv e acelera de 0 a 10 em 5,6 segundos
    BYD Tan tem dois motores com 517 cv e acelera de 0 a 10 em 5,6 segundos / BYD/Divulgação