Veja o preço dos 10 SUVs mais baratos do Brasil após o fim do pacote de incentivo do governo
Com desconto de mais de R$ 10 mil durante o programa, os utilitários foram os modelos que mais registraram emplacamento em junho deste ano
O programa do governo federal de incentivo à indústria automobilística propôs retomar a produção de carros populares e conceder descontos a veículos com preços de até R$ 120 mil.
Diversas montadoras reduziram os valores de seus SUVs também dos modelos que superaram o teto do preço estabelecido, com descontos acima de R$ 10 mil.
Segundo levantamento da JATO Dynamics, o segmento SUVs — que são utilitários como o T-Cross, da Volkswagen, e o Tracker, da Chevrolet — foi o que mais registou emplacamento no Brasil em junho de 2023.
Ao todo, foram 61.871 emplacamentos, 3,5% a mais do que o mesmo mês do ano passado.
Para comparação, os carros hatchs, que são os mais vendidos no país — como o Chevrolet Onix e Volkswagen Polo — tiveram 53.078 emplacamentos.
Os sedãs — como o Fiat Cronos e o Volkswagen Virtus — registraram 18.644 emplacamentos.
Um levantamento da KBB (Kelley Blue Book) encomendado pela CNN mostrou como estão os preços dos 10 SUVs mais baratos do Brasil após o fim do pacote de incentivo do governo federal.
Confira:
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10º - Hyundai Creta Comfort 1.0 12V T-GDI AT
O utilitário da Hyundai, mesmo não fazendo parte do programa por conta do preço, teve desconto de R$ 2.245,00 no período. No mês passado foi vendido à R$ 127.890, e hoje está R$ 130.135. • Divulgação
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9º - Volkswagen Nivus Comfortline
O SUV da Volkswagen não entrou no programa de incentivo do governo devido ao preço fora das normas. Mesmo assim, está entre os utilitários mais baratos do país, com o preço de R$ 127.390. • Foto: Volkswagen/Divulgação
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8º - Chevrolet Tracker AT
O SUV da GM teve um desconto de R$ 1.110 durante o pacote de incentivo do governo federal, sendo vendido à R$ 123.890. Após o fim do programa, o veículo está custando R$ 125.000. • Foto: Divulgação
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7º - Caoa Chery Tiggo 5X Sport
O carro teve um desconto de R$ 2.000 no programa do governo, sendo vendido a R$ 117.990. Com o fim do pacote, está R$ 119.990. • Divulgação
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6º - Volkswagen T-Cross Sense
Um dos SUVs mais vendidos do país teve um desconto de R$ 10.450 durante o programa do governo. No mês passado foi vendido a R$ 107.550, e hoje está R$ 118.000. • Foto: Divulgação
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5º - Jeep Renegade 1.3 Turbo 4x2
Um dos SUVs queridinhos do brasileiro teve um desconto de R$ 1.974 com o pacote de incentivo. Chegou a ser vendido a R$ 115.990 e agora, com o fim do programa, está sendo encontrado por R$ 117.964. • Divulgação
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4º - Citroën C4 Cactus 1.6 Live
A Citroën deu um desconto de R$ 2.000 aos clientes, vendendo o utilitário a R$ 109.990. Agora o valor está em R$ 111.990. • Divulgação
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3º - Nissan Kicks Active
O Kicks não teve registro de desconto, mas, mesmo assim, é o terceiro SUVs mais barato vendido no Brasil. Hoje ele está custando R$ 109.990. • Divulgação
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2º - Peugeot 2008 Allure
O carro da Peugeot teve um desconto de R$ 7.866. No mês passado, com o pacote de incentivo, chegou a ser vendido por R$ 98.990. Com o fim do programa, está R$ 106.856. • Foto: Divulgação
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1º - Fiat Pulse Drive 1.3 MT
O SUV mais barato comercializado no Brasil teve um desconto de R$ 6.866, sendo vendido a R$ 89.900. Com o fim do pacote está custando R$ 96.766. • Divulgação
Cenário do segmento SUVs
Comparando com o ano passado, os SUVs chegaram a registrar queda de até 17% no preço, aponta o levantamento da KBB.
Segundo Rafael Sellinas, coordenador de pesquisa da JATO Dynamics do Brasil, de maneira geral, alguns fatores contribuem para a redução de preços dos veículos.
“Um deles é o excesso de estoque das montadoras e concessionárias, gerado pelo aumento da produção após diversas paralisações para atender a uma demanda reprimida do mercado, gerada pela pandemia e falta de componentes.”
Sellinas cita o aumento dos juros e a dificuldade de acesso ao crédito como pontos que também impactaram o setor.
O cenário econômico fez com que as montadoras tivessem que conceder bônus mais generosos nos últimos meses, a fim de escoar as unidades remanescentes do ano anterior.
Esse movimento gerou um desequilíbrio nos preços entre zero quilômetros e seminovos, que acaba sendo ajustado pelo próprio mercado.
Para o segmento SUV, essa dinâmica tem um impacto ainda maior, já que representa 50% da oferta dos automóveis de passeio novos.
“E essa predominância tem alguns motivos, visto que os modelos desse segmento são bastante procurados pelos consumidores”, diz Sellinas.
“São mais bem equipados, possuem maior robustez para enfrentar as desafiadoras ruas e avenidas brasileiras e, também, podemos mencionar um certo status conferido a quem os dirige.”