Lula discutirá com Tebet possibilidade de candidatura ao governo de SP
MDB resiste à ideia e já sinalizou apoio à reeleição de Tarcísio
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) discutirá com a ministra do Planejamento, Simone Tebet, uma eventual candidatura ao governo de São Paulo.
Com a resistência de Fernando Haddad (Fazenda) em ser candidato ao governo paulista, Lula tem encontrado dificuldades em viabilizar um palanque eleitoral no maior colégio eleitoral do país.
O MDB, partido da ministra, porém, resiste ao lançamento de Tebet no estado. A sigla já sinalizou apoio à reeleição de Tarcísio de Freitas (Republicanos). Por isso, tem preferência que Tebet seja candidata a senadora pelo Mato Grosso do Sul. O entorno da ministra também tem preferência de que ela não mude seu domicílio eleitoral.
Uma definição deve ocorrer apenas em março, após uma conversa definitiva entre Lula e Haddad.
O PT tem pressionado para que o ministro seja candidato ao governo, mas ele prefere coordenar a campanha à reeleição de Lula.
O presidente tem salientado que, assim como em 2022, precisa de um palanque forte em São Paulo.
Na disputa passada, o desempenho de Haddad segurou votos na Região Metropolitana de São Paulo, evitando uma vitória nacional de Jair Bolsonaro (PL).
O presidente chegou a defender uma candidatura ao governo paulista do vice-presidente Geraldo Alckmin, do PSB. Alckmin, porém, tem preferência em seguir na chapa presidencial, ainda mais diante de uma provável candidatura à reeleição de Tarcísio de Freitas.
Além do palanque ao governo paulista, Lula também tem dificuldades nas candidaturas ao Senado Federal em São Paulo. Para uma das vagas, ele avalia lançar a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva.



