Basília Rodrigues
Blog
Basília Rodrigues

Apura e explica. Adora Jornalismo e Direito. Vencedora do Troféu Mulher Imprensa e prêmios Especialistas, Na Telinha e profissionais negros mais admirados

8/1: União Brasil se recusa a dar quórum à sessão do projeto de anistia enquanto PL apoiar Hugo Motta

Orientação do União Brasil é não facilitar a realização da sessão marcada para esta terça-feira (10) na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara

Compartilhar matéria

Depois de perder o apoio do PL para a Presidência da Câmara, a bancada do União Brasil está disposta a dar o troco na votação do projeto de anistia dos acusados pelo 8 de janeiro, que é de interesse do partido do ex-presidente Jair Bolsonaro.

A intenção é não dar quórum à sessão marcada para esta terça-feira (10), na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ), para discutir o texto. Outra estratégia é pedir obstrução da votação, se houver número suficiente de deputados de outros partidos para realizar a reunião.

Ainda que o União Brasil tenha indicado o relator da proposta, deputado Rodrigo Valadares (SE), a orientação é não facilitar a realização da sessão.

Há cobrança para que o candidato do PL, Hugo Motta (Republicanos), se posicione sobre o assunto.

A avaliação de lideranças do União Brasil é de que o tema virou caso de "vida ou morte" no conflito entre bolsonaristas e governistas. Escolher um lado, neste momento de disputa pelo comando da Casa, poderia fazer a legenda perder mais votos.

De acordo com integrantes da bancada, pautar este tema agora desafiaria o Supremo Tribunal Federal (STF) e o governo federal, na esteira das manifestações do fim de semana que pediram anistia aos investigados e presos pelo 8/1, além do impeachment do ministro Alexandre de Moraes.