Análise: A reafirmação do “método Moraes”
Para aliados, decisão sobre X e nova fase da Operação Lesa Pátria reforçam linha de atuação do ministro, que demonstra não ter sido intimidado por vazamento de mensagens de auxiliares
Para quem contava com recuos, o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), demonstrou nas últimas horas que não irá parar de conceder decisões polêmicas e mexer em inquéritos considerados vespeiros.
No mesmo dia, Moraes fechou o cerco contra o X, e também deflagrou a 29ª fase da Operação Lesa Pátria, aquela que mira envolvidos na tentativa de golpe do 8 de janeiro.
Aliados afirmaram à CNN que o forno de Moraes segue ligado em fogo alto, e que o vazamento de conversas sobre seus métodos de atuação não o intimidou.
A percepção de interlocutores de Moraes é de que, no lugar da irritação ao ver escrachadas as mensagens de seus auxiliares, o ministro optou por dobrar a aposta — e ignorar quem sonhava em contê-lo.
Dessa forma, o “método Moraes” segue, e guarda novos capítulos.
Nesta quinta-feira (29), o ministro não saiu do noticiário, seja pela forma de intimar o X virtualmente quanto pelo conteúdo em tom de ultimato contra a rede social. Também deliberou nova diligência com cumprimento de busca e apreensão de celulares e computador de investigados pela tentativa de golpe no país.