Comissão do IR faz primeira audiência e prevê votação antes do recesso
O objetivo é aprovar o texto na comissão até 15 de julho

A comissão criada para analisar a proposta que zera o Imposto de Renda para quem recebe até R$ 5 mil começa, nesta terça-feira (30), a realizar audiências para discutir o texto, iniciando com o depoimento do secretário de Reformas Econômicas do Ministério da Fazenda, Marcos Pinto, integrante da equipe econômica do governo.
O objetivo é aprovar o texto na comissão até 15 de julho, antes do recesso parlamentar, apesar das folgas e feriados que têm esvaziado ainda mais o Congresso. Antes disso, o calendário prevê a realização de diversas audiências públicas.
Também foi convidado para esta terça-feira o ex-secretário da Receita Federal, Everardo Maciel, que ocupou o cargo durante o governo de Fernando Henrique Cardoso (1995-2002). Ele ainda não confirmou presença.
Confirmaram presença na audiência os pesquisadores Sérgio Wulff Gobetti (IPEA) e Guilherme Klein Martins.
Como divulgou a CNN, um dos focos da comissão é esclarecer as contas do governo sobre o impacto da isenção do IR. Isso permitirá dimensionar o tamanho da compensação necessária, que pode incluir a criação de uma taxa extra para quem receber remuneração mais alta.