Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Basília Rodrigues

    Basília Rodrigues

    Apura e explica. Adora Jornalismo e Direito. Vencedora do Troféu Mulher Imprensa e prêmios Especialistas, Na Telinha e profissionais negros mais admirados

    Planalto envia ministro para conversar com Lira e adiar sessão do Congresso

    Ministro da Casa Civil, Rui Costa, foi enviado pelo Palácio do Planalto, na terça-feira (23), para negociar com o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL)

    Planalto envia ministro para conversar com Lira e adiar sessão do Congresso
    Planalto envia ministro para conversar com Lira e adiar sessão do Congresso

    Com risco de derrota na sessão do Congresso para análise de vetos presidenciais, marcada para às 19h desta quarta-feira (24), o Palácio do Planalto enviou na terça-feira (23) o ministro da Casa Civil, Rui Costa, para negociar com o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL). Não resolveu.

    O pedido também foi discutido na reunião do colégio de líderes. Várias conversas neste sentido seguiram até à noite. Não houve consenso.

    O governo busca acordo sobre os vetos que tratam dos cortes no orçamento. Há um especial de R$ 5,6 bilhões sobre emendas de comissão, de alto interesse tanto do Planalto quanto do Congresso.

    O governo propôs recompor R$ 3 bilhões deste valor, mas se perder a disputa pelo veto vai ter que pagar tudo.

    “Existem vetos muito complexos”, afirma o líder do governo na Câmara, José Guimarães (PT-CE).

    Do outro lado, quem quer derrubar os vetos, afirma que a disposição do Parlamento é de que nenhum sobreviva, o que incluiria também o veto do PL das Saidinhas, que restabelece as visitas de presos a suas famílias.

    “Em outras oportunidades, temos visto que quando os parlamentares decidem com a anuência dos líderes do governo e o governo depois veta, há uma quebra de acordo”, afirmou nesta quarta-feira à CNN uma liderança do centrão.

    A negociação continua. Está prevista nova reunião de líderes para esta quarta-feira (24), antes da sessão.