"Presidente tem que cobrar seus líderes na Casa", diz líder do PP na Câmara à CNN

Deputado federal Doutor Luizinho comentou sobre a relação entre o governo e o Congresso e disse que Lula precisa cobrar maior engajamento de ministros

Da CNN, São Paulo
Compartilhar matéria

O deputado federal Doutor Luizinho, líder do Partido Progressista (PP) na Câmara dos Deputados, disse à CNN nesta terça-feira (23) que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve "cobrar seus líderes na Casa", fazendo referência aos ministros do governo Lula.

Ao ser questionado sobre a fala de Lula de que não fica irritado com a derrubada de vetos, mas sim com a suposta falta de articulação política do governo, Luizinho concordou que o presidente precisa cobrar seus ministros e líderes.

"Claramente, o presidente tem que cobrar os seus líderes na casa, os seus ministros precisam articular contra uma derrubada de veto", afirmou o deputado. A declaração foi feita durante o programa Bastidores CNN, em resposta à pergunta da âncora Tainá Falcão sobre uma crítica feita pelo presidente em relação à articulação do governo com o Congresso.

O deputado também discutiu a relação entre o governo e o Congresso Nacional e destacou que não há um problema direto entre o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e o presidente Lula. No entanto, admitiu que existe uma situação pontual envolvendo divergências entre Lira e o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha.

Clima de diálogo

Apesar disso, o líder do PP afirmou que o clima da reunião de líderes partidários foi tranquilo, com discussões fortes sobre o Programa Emergencial de Auxílio ao Setor de Eventos (PERSE). Ele revelou que o valor acordado para o programa foi de R$ 15 bilhões, a serem utilizados ao longo dos anos 2024, 2025 e 2026.

Luizinho ressaltou que, embora haja um clima formado pelas palavras trocadas entre Lira e Padilha, isso não interfere diretamente nas pautas em discussão no Congresso. Segundo ele, o presidente da Câmara está "extremamente tranquilo" e mantém o diálogo com o governo.

O deputado elogiou o trabalho do líder do governo no Congresso, José Guimarães (PT-CE), mas ressaltou a necessidade de maior engajamento de outros ministros em pautas importantes.

PEC das drogas e decisões monocráticas

Questionado sobre a tramitação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) das drogas e da PEC que limita as decisões monocráticas do Supremo Tribunal Federal (STF), Luizinho disse acreditar que a primeira deve avançar mais rapidamente na Câmara. Já em relação à segunda, ele defende uma discussão mais profunda, envolvendo o diálogo com o próprio STF.

"Acho que a gente precisa legislar, não com uma situação temporal. A lei, ela precisa a continuidade de tempo e, principalmente, para gerar estabilidade no quadro, vamos dizer assim, na população brasileira", ponderou o líder do PP.

Por fim, Luizinho destacou a importância do diálogo entre os Poderes e afirmou que todos os ministros precisam participar da articulação política com o Congresso Nacional, e não apenas os líderes do governo, para o benefício da população brasileira.

Os textos gerados por inteligência artificial na CNN Brasil são feitos com base nos cortes de vídeos dos jornais de sua programação. Todas as informações são apuradas e checadas por jornalistas. O texto final também passa pela revisão da equipe de jornalismo da CNNClique aqui para saber mais.
"Presidente tem que cobrar seus líderes na Casa", diz líder do PP na Câmara à CNN | CNN Brasil