Basília Rodrigues
Blog
Basília Rodrigues

Apura e explica. Adora Jornalismo e Direito. Vencedora do Troféu Mulher Imprensa e prêmios Especialistas, Na Telinha e profissionais negros mais admirados

Inquérito contra Silvio Almeida reúne 4 denunciantes, incluindo Anielle

Ex-ministro de Direitos Humanos será ouvido nesta terça-feira (25)

O ex-ministro dos Direitos Humanos e Cidadania, Silvio Almeida  • TON MOLINA/FOTOARENA/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO
Compartilhar matéria

O depoimento do ex-ministro de Direitos Humanos Silvio Almeida, na Polícia Federal, nesta terça-feira (25), será pautado pelas denúncias da ministra de Igualdade Racial, Anielle Franco, e de outras três mulheres que relatam terem sido assediadas.

Até o momento, nenhum número exato de denúncias foi divulgado oficialmente.

A CNN apurou que o inquérito, que segue sob sigilo no Supremo Tribunal Federal (STF), reúne os relatos de quatro denunciantes.

Além de Anielle, foram ouvidas a professora Isabel Rodrigues, que ficou conhecida por um vídeo que gravou sobre a suposta aproximação de Almeida, e duas ex-alunas da Universidade São Judas, que tiveram aulas ministradas por Almeida em 2007 e 2017.

Para aliados de Almeida, o processo não apresenta provas de nenhuma denúncia, e o caso ganhou notoriedade com base em mentiras. A expectativa gerada pela demissão dele, em setembro de 2024, de que haveria dezenas de denúncias, também não se confirmou.

Para os investigadores, os crimes de importunação e assédio são de difícil materialidade, o que tem complicado o andamento do caso.

Em setembro, o site Metrópoles publicou que apurou com 14 pessoas, entre ministros, assessores do governo e amigos de Anielle Franco, como teriam ocorrido os supostos episódios.