Basília Rodrigues
Blog
Basília Rodrigues

Apura e explica. Adora Jornalismo e Direito. Vencedora do Troféu Mulher Imprensa e prêmios Especialistas, Na Telinha e profissionais negros mais admirados

"Lula quer a paz no campo", afirma ministro em dia de reforma agrária

Segundo Paulo Teixeira, pacificação virá com assentamentos de famílias que vivem em beira de estrada e querem terra para produzir

Integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) durante ação no sul da Bahia  • Divulgação/MST
Compartilhar matéria

O governo federal deve anunciar um pacote de medidas sobre reforma agrária nesta segunda-feira (15), no Palácio do Planalto. À CNN, o ministro de Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira, afirmou que o Brasil está preocupado com a questão Irã-Israel, mas vai focar nas questões internas.

"O presidente Lula está preocupado com o Brasil e tomando medidas para resolver problemas mais delicados daqui, mas ao mesmo tempo tem trabalhado intensamente no Oriente Médio para paralisar guerra, evitar conflito maior, quer a paz no mundo. O Brasil já demonstrou sua preocupação", disse.

Lula irá se reunir com Teixeira e o ministro da Secretaria de Comunicação da Presidência, Paulo Pimenta, nesta manhã. Haverá um balanço do ministério do plano safra e compras públicas. À tarde, o Planalto apresenta ao público o Programa Terra da Gente para a Reforma Agrária.

 

"O governo quer paz no campo e, para isso, precisa assentar milhares de famílias acampadas em beira de estrada e sonham com um lote para produzir alimentos", afirmou.

A CNN apurou que será apresentada uma espécie de "prateleira de terras", com estratégia de arrecadação para novos assentamentos.

Isso inclui lançar a compra de novas terras, terras públicas, terras já adquiridas, e terras utilizadas em ação de pagamento de impostos.