Boris Feldman
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Boris Feldman

Jornalista especializado em automóveis desde 1966, produtor e apresentador do programa Autopapo

Como as rotações do motor não o destroem? Entenda a tecnologia por trás

Boris Feldman revela o segredo por trás da engenharia que permite aos motores girarem milhares de vezes por minuto sem explodir
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Os automóveis modernos são verdadeiras maravilhas da engenharia, capazes de atingir velocidades impressionantes sem que seus motores entrem em colapso. Mas você já se perguntou como é possível que um motor gire milhares de vezes por minuto sem simplesmente explodir? A resposta está em uma "mágica" mecânica que, na verdade, é pura engenharia.

Boris Feldman, especialista em automóveis, explica que o segredo está no conta-giros, um dos dois mostradores principais no painel do carro, junto com o velocímetro. Embora muitos motoristas não prestem muita atenção nele, o conta-giros desempenha um papel crucial na proteção do motor.

A importância do conta-giros

O conta-giros não apenas indica a rotação do motor, mas também apresenta uma faixa vermelha que delimita o limite máximo de giros seguros para o motor. Feldman exemplifica: "Nesse caso, ela começa com 6 mil giros e, por mais que você acelere o carro, o ponteiro não passa desses 6 mil giros". Isso ocorre porque a injeção de combustível é reduzida automaticamente quando o motor se aproxima desse limite, impedindo que ele entre na perigosa "zona vermelha".

Além de proteger o motor contra danos por excesso de rotação, o conta-giros também ajuda os motoristas a otimizar o desempenho do veículo. Feldman ressalta: "Sabendo qual é o giro de torque e potência máximas, se você andar dentro dessa faixa de rotação, você vai ter máximo desempenho com menor consumo e emissões".

Limitações de velocidade e acordos entre fabricantes

Interessantemente, a tecnologia de limitação não se aplica apenas à rotação do motor. Feldman revela que existem outras situações em que a injeção de combustível é reduzida para limitar a velocidade máxima do veículo. Isso pode ocorrer devido a limitações dos pneus ou mesmo por acordos entre fabricantes.

Um exemplo notável é o acordo entre fabricantes alemães, que limita a velocidade máxima de carros não esportivos a 250 km/h. "Chega a 250 quilômetros por hora, nenhum carro alemão, exceto os esportivos, vão além disso", explica Feldman. Essa limitação é implementada pela central eletrônica, que reduz a injeção de combustível quando o veículo atinge essa velocidade.

Essa engenharia sofisticada não apenas protege os componentes do veículo, mas também contribui para a segurança nas estradas e para o cumprimento de regulamentações. A próxima vez que você olhar para o painel do seu carro, lembre-se: por trás daqueles simples mostradores, há toda uma "mágica" da engenharia trabalhando para manter seu veículo funcionando de forma segura e eficiente.

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