Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Boris Feldman
    Blog

    Boris Feldman

    Jornalista especializado em automóveis desde 1966, produtor e apresentador do programa Autopapo

    Amortecedor recondicionado vale a pena? Entenda riscos e benefícios

    Especialista alerta sobre os riscos de optar por peças recondicionadas de baixo custo e explica em quais situações essa alternativa pode ser viável

    A escolha entre amortecedores novos e recondicionados tem gerado debates entre mecânicos e especialistas do setor automotivo. Boris Feldman, especialista em automóveis, esclarece os riscos e benefícios dessa opção econômica para proprietários de veículos.

    Feldman explica que, enquanto alguns componentes automotivos podem ser remanufaturados com segurança, como embreagens e freios, o caso dos amortecedores é mais complexo. “Muita fábrica dessas peças, elas mesmas remanufatura e dão garantia. Isso não é problema”, afirma o especialista, referindo-se a peças como lonas de freio e discos de embreagem.

    Os riscos dos amortecedores recondicionados

    Contudo, quando se trata de amortecedores, Feldman é categórico: “Amortecedor recondicionado, de uma maneira geral, não deve ser comprado”. Ele alerta que muitas oficinas realizam um processo inadequado de recondicionamento, simplesmente substituindo o óleo interno por um mais grosso e aplicando uma nova pintura externa, sem garantir o funcionamento correto da peça.

    O especialista ressalta que as fábricas de amortecedores não fornecem peças de reposição, o que dificulta um recondicionamento adequado. “Em geral, elas pegam o amortecedor, abrem, tiram o óleo que passa de uma parte pra outra, põe o mais grosso no lugar, dão uma boa pinturinha por fora e tá aqui o seu amortecedor recondicionado”, explica Feldman, destacando que esse tipo de procedimento não garante a eficácia do componente.

    Quando o recondicionado pode ser uma opção

    Apesar dos riscos, Feldman admite que existem situações em que o amortecedor recondicionado pode ser considerado. “Não use o amortecedor recondicionado a menos que o seu carro seja importado, deixou de ser produzido e não acha mais original, não tem mais na concessionária, nem nas casas de peças”, aconselha.

    Para aqueles que optarem por amortecedores recondicionados, o especialista faz um alerta importante: “O recondicionado que presta, que você pode comprar, em primeiro lugar, vai custar mais caro que o original, que o normal, porque é difícil recondicionar um amortecedor corretamente”. Ele enfatiza que um recondicionamento de qualidade exige expertise e, consequentemente, terá um custo elevado.

    Feldman conclui com uma advertência clara: “Se ele custar mais barato do que o amortecedor normal, não compre, porque é picaretagem. É impossível recondicionar um amortecedor e deixá-lo mais barato do que o original, só se ele não prestar”. Essa orientação visa proteger os consumidores de produtos de baixa qualidade que podem comprometer a segurança e o desempenho do veículo.

    Vale a pena comprar pneus no supermercado? Entenda como fazer escolha

    Os textos gerados por inteligência artificial na CNN Brasil são feitos com base nos cortes de vídeos dos jornais de sua programação. Todas as informações são apuradas e checadas por jornalistas. O texto final também passa pela revisão da equipe de jornalismo da CNNClique aqui para saber mais.

    Tópicos