Caio Junqueira
Blog
Caio Junqueira

Formado em Direito e Jornalismo, cobre política há 23 anos, 10 deles em Brasília cobrindo os Três Poderes. Passou por Folha, Valor, Estadão e Crusoé

Minoritários da Petrobras marcam posição contra Chambriard

Conselho de administração da estatal aprovou, em reunião realizada nesta sexta-feira (24), a eleição de Magda Chambriard para a presidência da companhia e sua nomeação como conselheira

Magda Chambriard
Magda Chambriard (arquivo 11 de agosto de 2015)  • Jane de Araújo/Agência Senado
Compartilhar matéria

Os dois representantes dos acionistas minoritários da Petrobras, Francisco Petros e Marcelo Gasparino, marcaram posição contra a nomeação de Magda Chambriard para presidente da estatal.

Petros votou a favor da nomeação de Chambriard para o conselho, mas contra sua eleição para presidência. Marcelo Gasparino se absteve nas votações

Eles já vinham apontando a necessidade de que o processo passasse por uma assembleia geral antes da aprovação no conselho caso contrário estaria configura a usurpação do poder da assembleia pelo Conselho.

A tese é de que como Jean Paul Orates e todo o conselho foi eleito por voto múltiplo, se um conselheiro saísse (como Prates saiu), todo o conselho deveria sair também.

Fontes da estatal relataram a CNN que, em tese, o conselho pode eleger o presidente e na primeira assembleia ratificar o nome, como costuma ser feito.

Mas apontam que no sistema de voto múltiplo uma nova eleição de presidente pode alterar o resultado anterior. Nesse caso, uma nova assembleia teria de ocorrer.

O receio, ainda segundo relatos internos na estatal, é que o conselho quer evitar convocar a assembleia porque o Supremo Tribunal Federal validou novamente neste mês a Lei das Estatais e o risco de o presidente do Conselho, Pietro Mendes, ser escrutinado, é grande.

Acompanhe Economia nas Redes Sociais