Amorim diz à CNN que comitê do Nobel priorizou política à paz
María Corina Machado, política da Venezuela e principal opositora de Nicolás Maduro, venceu prêmio
O assessor internacional da Presidência da República, Celso Amorim, disse à CNN entender que o Prêmio Nobel priorizou a política à paz ao premiar a opositora de Nicolás Maduro, María Corina Machado.
“Não sei os critérios do Nobel. Nem ponho em dúvida as qualidades pessoais da María Corina. Eu havia lido uma referência a uma postagem de um porta-voz da Casa Branca, aparentemente retirada, em que dizia que o Comitê do Nobel priorizou a política em relação à paz. Pessoalmente achei interessante”, disse.
Questionado se concordava com a avaliação de que o comitê priorizou a política à paz, Amorim respondeu que sim e frisou que essa era uma posição pessoal dele.
A CNN também questionou se havia restrições da diplomacia brasileira a María Corina. Amorim respondeu: “Desejamos a paz e reconciliação na Venezuela. Nunca fizemos um julgamento pessoal”.
A relação de María Corina com o governo Lula sempre foi distante. Durante o último processo eleitoral na Venezuela, ela tentou contato com o presidente Lula, como revelou a CNN à época.



