Caio Junqueira
Blog
Caio Junqueira

Formado em Direito e Jornalismo, cobre política há 20 anos, 10 deles em Brasília cobrindo os 3 Poderes. Passou por Folha, Valor, Estadão e Crusoé

COP30

Países anunciam conferência contra combustíveis fósseis na Colômbia em 2026

Ideia da nova conferência, anunciada na COP30, é discutir mapa para fim do petróleo diante da resistência de países

Bombas de extração de petróleo operam em um campo de petróleo em Midland, no Texas, EUA  • 22/08/2018REUTERS/Nick Oxford
Compartilhar matéria

Um grupo de países anunciou nesta sexta-feira (21) na COP30 uma nova conferência em 2026 para discutir um mapa para o fim dos combustíveis fósseis.

O anúncio foi feito pela ministra do Meio Ambiente da Colômbia, Irene Velez, com cerca de outros 30 outros países.

No total, há apoio de mais de 80 países a ideia, que tem como objetivo final um Tratado de Não-Proliferação de Combustíveis Fósseis. Dentre eles, Holanda, Panamá, Chile, Espanha, Tuvalu, Luxemburgo, Ilhas Marshall, Vanuatu, Eslovênia, Alemanha, Reino Unido, França, México e Coreia do Sul.

“Discutiremos mecanismos financeiros e comerciais, desafios macroeconômicos, eliminação gradual dos subsídios aos combustíveis fósseis, salvaguardas contra novos extrativismos, aceleração das energias renováveis, diversificação econômica, recuperação do mercado de trabalho e muitos outros temas”, disse Velez na coletiva.

O evento deve ocorrer em Santa Marta, na costa colombiana, em 28 e 29 de abril de 2026, e terá ajuda da Holanda na organização.

O movimento, como mostrou a CNN, resulta da junção de dois grupos de países que vem tentando desde o início da COP de Belém pressionar os países a incluir no documento final da conferência uma alusão a um Mapa para o fim do petróleo, ideia defendida também pelo presidente Lula.

Há resistências, porém, dos países árabes, maiores produtores; de países africanos, que não querem mais uma obrigação a ser cumprida; e da China, que entende não ser ainda o momento para tratar do assunto.