Caio Junqueira
Blog
Caio Junqueira

Formado em Direito e Jornalismo, cobre política há 23 anos, 10 deles em Brasília cobrindo os Três Poderes. Passou por Folha, Valor, Estadão e Crusoé

William Waack

Análise: Oposição encontra um rumo na CPMI do INSS

Uma estratégia bolsonarista na CPMI do INSS impôs uma inesperada derrota tripla ao Palácio do Planalto

Compartilhar matéria

Uma bem desenhada estratégia bolsonarista na CPMI do INSS impôs, de uma só vez, uma inesperada derrota tripla ao Palácio do Planalto, ao presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), e ao presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AL).

O controle da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito ficará nas mãos de parlamentares críticos ao governo, que enxergam na fraude no INSS mais do que apenas mais um grande escândalo de corrupção no país.

Apresenta-se, assim, à oposição uma oportunidade concreta para frear a recuperação de popularidade que o presidente Lula (PT) vem experimentando — recuperação essa que ocorre após uma outra estratégia bolsonarista, baseada na troca de um tarifaço por uma anistia ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), ter se mostrado malsucedida.

Até o momento, apenas Lula vinha ganhando com o cenário político. No entanto, a CPMI do INSS agora oferece à oposição a chance de corrigir sua rota e adotar um novo rumo estratégico.