Caio Junqueira
Blog
Caio Junqueira

Formado em Direito e Jornalismo, cobre política há 20 anos, 10 deles em Brasília cobrindo os 3 Poderes. Passou por Folha, Valor, Estadão e Crusoé

Derrite diz à CNN que projeto antifacção parece projeto da direita

Frente Parlamentar da Segurança Pública também entendeu que o projeto guarda semelhanças com propostas já apresentadas pela chamada “bancada da bala”

Compartilhar matéria

O secretário de Segurança Pública de São Paulo, Guilherme Derrite, disse à CNN Brasil na tarde desta quarta-feira (22) que o projeto antifacção elaborado pelo governo federal parece um projeto “da direita”.

“Quero analisar o texto com atenção assim que o projeto for encaminhado ao Congresso, mas, à primeira vista, parece finalmente apontar para o que sempre defendi: penas mais duras para facções criminosas, tipos penais qualificados e o reconhecimento desses crimes como hediondos", afirmou à CNN Brasil.

"Se for realmente isso, parece até um projeto da direita — e o país está precisando de medidas com coragem, não de discursos vazios”, complementou.

De acordo com Derrite, é “uma pena que isso só vire uma preocupação depois da pressão popular e de pesquisas apontarem o tema como relevante”.

Mais cedo, a CNN Brasil mostrou que a Frente Parlamentar da Segurança Pública também entendeu que o projeto guarda semelhanças com propostas já apresentadas pela chamada “bancada da bala” no Congresso.

“O PL (projeto de lei) tem condição de avançar, mas não da forma como eles estão propões porque não tem nada de muito novo. Muito do que está ali já tramita e até já foi aprovado pelo Congresso. Ontem, por exemplo, votamos um projeto que aumenta penas para o crime organizado”, disse à CNN Brasil o deputado Alberto Fraga (PL-DF) coordenador da bancada.