Caio Junqueira
Blog
Caio Junqueira

Formado em Direito e Jornalismo, cobre política há 23 anos, 10 deles em Brasília cobrindo os Três Poderes. Passou por Folha, Valor, Estadão e Crusoé

Lula opta pela “Davos Latino-Americana” em vez da Davos "original"

Lula não compareceu em nenhuma das edições do Fórum nesse terceiro mandato; Trump e Milei devem discursar na Suíça

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT)
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT)  • 19/11/2025 REUTERS/Adriano Machado
Compartilhar matéria

O presidente Lula fará sua primeira viagem internacional na próxima semana para o Fórum Econômico Internacional da América Latina e Caribe 2026, que acontece de 27 a 30 de janeiro, na Cidade do Panamá.

O evento é chamado dentro do governo de “Davos Latino-Americana”, em referência ao Fórum Econômico de Davos, que reúne lideranças políticas e econômicas mundiais e está em curso em Davos, na Suíça.

Lula, porém, optou por não ir à Davos “original”. Assessores do presidente relatam que a ausência ocorreu por uma opção de prestigiar o similar latino-americano. A única representante do primeiro escalão será Esther Dweck, ministra da Gestão.

Lula deve embarcar no começo da próxima semana para o Panamá junto com ministros e uma comitiva de empresários, que participarão da “Rodada de Negócios América Latina e Caribe: Conexão ao Mercado Global”, encontro com foco na atração de investimentos para a região.

Em Davos, na Suíça, estarão pela América Latina os presidentes da Argentina, Javier Milei; do Panamá, José Raúl Mulino; e do Equador, Daniel Noboa.

Nesta terça-feira devem discursar a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen; o presidente da França, Emmanuel Macron; o vice-primeiro-ministro chinês, He Lifeng; e o primeiro-ministro do Canadá, Mark Carney.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, falará nesta quarta-feira.