Lula opta pela “Davos Latino-Americana” em vez da Davos "original"
Lula não compareceu em nenhuma das edições do Fórum nesse terceiro mandato; Trump e Milei devem discursar na Suíça

O presidente Lula fará sua primeira viagem internacional na próxima semana para o Fórum Econômico Internacional da América Latina e Caribe 2026, que acontece de 27 a 30 de janeiro, na Cidade do Panamá.
O evento é chamado dentro do governo de “Davos Latino-Americana”, em referência ao Fórum Econômico de Davos, que reúne lideranças políticas e econômicas mundiais e está em curso em Davos, na Suíça.
Lula, porém, optou por não ir à Davos “original”. Assessores do presidente relatam que a ausência ocorreu por uma opção de prestigiar o similar latino-americano. A única representante do primeiro escalão será Esther Dweck, ministra da Gestão.
Lula deve embarcar no começo da próxima semana para o Panamá junto com ministros e uma comitiva de empresários, que participarão da “Rodada de Negócios América Latina e Caribe: Conexão ao Mercado Global”, encontro com foco na atração de investimentos para a região.
Em Davos, na Suíça, estarão pela América Latina os presidentes da Argentina, Javier Milei; do Panamá, José Raúl Mulino; e do Equador, Daniel Noboa.
Nesta terça-feira devem discursar a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen; o presidente da França, Emmanuel Macron; o vice-primeiro-ministro chinês, He Lifeng; e o primeiro-ministro do Canadá, Mark Carney.
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, falará nesta quarta-feira.



