Caio Junqueira
Blog
Caio Junqueira

Formado em Direito e Jornalismo, cobre política há 20 anos, 10 deles em Brasília cobrindo os 3 Poderes. Passou por Folha, Valor, Estadão e Crusoé

Paulo Figueiredo acredita que sanções dos EUA contra o Brasil continuarão

Blogueiro disse ainda que o contato dele e de Eduardo Bolsonaro com autoridades norte-americanas permanece inalterado mesmo após aceno de Trump a Lula na ONU

Paulo Renato de Oliveira Figueiredo Filho
Paulo Renato de Oliveira Figueiredo Filho  • Arquivo - Reproduç]ap/X/realpfigueiredo
Compartilhar matéria

O jornalista Paulo Figueiredo, aliado do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), disse à CNN que os Estados Unidos continuarão a sancionar o Brasil.

“A fala de Trump sobre o Lula foi genérica, algo que ele já fez para diversos líderes mundiais. Achar que sinalizou uma mudança da política externa americana é quase infantil. A política externa permanece inalterada e novas sanções muito provavelmente continuarão vindo”, afirmou.

Segundo ele, “o governo brasileiro deve estar preparado para ser cobrado sobre a situação política brasileira”. “Qualquer acordo passará por isso”, complementou.

A fala contrasta com os recentes movimentos do governo brasileiro no sentido de avaliar como um gesto positivo a fala de Trump -- a que Figueiredo se refere -- sobre Lula na semana passada durante a Assembleia Geral da ONU. Trump disse que ele e Lula tiveram uma “química excelente”.

Desde então, o Brasil busca os Estados Unidos para que seja promovida uma conversa pelo telefone ou videoconferência entre o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e Lula.

O governo brasileiro também consultou empresários sobre o que pode ser oferecido a Trump em uma conversa.

Figueiredo disse ainda à CNN que o contato dele e de Eduardo Bolsonaro com autoridades norte-americanas permanece inalterado.

“Nós temos contato diário constante com as autoridades americanas e, caso seja necessário, agendaremos novas visitas presenciais”, afirmou.