Clarissa Oliveira
Blog
Clarissa Oliveira

Viveu seis anos em Brasília. Foi repórter, editora, colunista e diretora em grandes redações como Folha, Estadão, iG, Band e Veja

Análise: Incerteza marca largada do tarifaço de Trump

Mercado brasileiro mostra preocupação com a falta de definição nas negociações entre o governo e os Estados Unidos

Compartilhar matéria

A tarifa de 50% imposta pelos Estados Unidos sobre o Brasil entrou em vigor nesta quarta-feira (6), em um cenário marcado por incertezas e falta de definições nas negociações entre os dois países.

O ambiente de insegurança no mercado é evidenciado pela demora no estabelecimento de diálogos efetivos do governo federal com os EUA.

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), deve realizar, na próxima semana, uma videoconferência com o secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Scott Bessent. A reunião ocorrerá após inúmeras tentativas de aproximação do Ministério da Fazenda com o governo norte-americano.

A videoconferência representará um diálogo preliminar que poderá eventualmente evoluir para uma reunião de trabalho mais concreta entre as equipes dos dois países para discutir alternativas à tarifa.

Impactos do tarifaço no setor produtivo

O tarifaço do presidente Donald Trump tem gerado preocupação nos setores produtivos. As empresas da indústria enfrentam os desafios de manter empregos e buscar alternativas para o escoamento de sua produção, enquanto aguardam possíveis desenvolvimentos nas negociações bilaterais.

Até o momento, a única certeza para os setores impactados pela tarifa é o apoio prometido pelo governo brasileiro. As expectativas de avanços nas negociações com os Estados Unidos, porém, permanecem sem definição.

Os textos gerados por inteligência artificial na CNN Brasil são feitos com base nos cortes de vídeos dos jornais de sua programação. Todas as informações são apuradas e checadas por jornalistas. O texto final também passa pela revisão da equipe de jornalismo da CNNClique aqui para saber mais.
Acompanhe Economia nas Redes Sociais