Lula se aconselha com Alexandre de Moraes sobre segurança pública
Os dois almoçaram há duas semanas em meio a preocupação do petista sobre o assunto

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) consultou o ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), sobre políticas de segurança pública para a atual gestão.
Os dois almoçaram há duas semanas, a pedido de Lula, em meio à preocupação do petista de viabilizar uma bandeira eleitoral sobre o assunto.
Antes de ter sido indicado para a Suprema Corte, Moraes foi ministro da Justiça e secretário estadual da Segurança Pública de São Paulo.
Segundo relatos feitos à CNN por assessores do governo, o presidente queria saber a opinião do ministro sobre a recriação do Ministério da Justiça e Segurança Pública, no rastro da PEC da Segurança Pública.
Além disso, Lula procurava a sugestão de nomes que poderiam conduzir a pasta com postura técnica, mas com discurso firme.
Em reunião nesta terça-feira (27), a ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, destacou a PEC da Segurança e o PL Antifacção como prioridades no retorno do processo legislativo.
O assunto deve ser levado nesta quarta-feira (28) ao presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB).
Em conversa com a CNN, Hugo defendeu no final do ano passado a necessidade de uma união partidária pela pauta da segurança pública.
O parlamentar ressaltou que o relator da PEC da Segurança Pública já dialoga com os líderes partidários e com integrantes do governo federal para levar adiante a proposta neste ano.



