Gustavo Uribe
Blog
Gustavo Uribe

Uribe tem duas paixões: política e café. Cobriu 4 presidentes e 4 eleições presidenciais. E acorda todo dia às 5h da manhã para trazer em primeira mão os bastidores do poder

Lula se aconselha com Alexandre de Moraes sobre segurança pública

Os dois almoçaram há duas semanas em meio a preocupação do petista sobre o assunto

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF)  • Joédson Alves/Agência Brasil
Compartilhar matéria

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) consultou o ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), sobre políticas de segurança pública para a atual gestão.

Os dois almoçaram há duas semanas, a pedido de Lula, em meio à preocupação do petista de viabilizar uma bandeira eleitoral sobre o assunto.

Antes de ter sido indicado para a Suprema Corte, Moraes foi ministro da Justiça e secretário estadual da Segurança Pública de São Paulo.

Segundo relatos feitos à CNN por assessores do governo, o presidente queria saber a opinião do ministro sobre a recriação do Ministério da Justiça e Segurança Pública, no rastro da PEC da Segurança Pública.

Além disso, Lula procurava a sugestão de nomes que poderiam conduzir a pasta com postura técnica, mas com discurso firme.

Em reunião nesta terça-feira (27), a ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, destacou a PEC da Segurança e o PL Antifacção como prioridades no retorno do processo legislativo.

O assunto deve ser levado nesta quarta-feira (28) ao presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB).

Em conversa com a CNN, Hugo defendeu no final do ano passado a necessidade de uma união partidária pela pauta da segurança pública.

O parlamentar ressaltou que o relator da PEC da Segurança Pública já dialoga com os líderes partidários e com integrantes do governo federal para levar adiante a proposta neste ano.