Na contramão do Republicanos, Hugo deve manter apoio a Lula
Partido deve fomalizar posição nesta quarta; aliados alertaram de presidente da Câmara sobre “riscos” da decisão

O presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), pretende manter apoio à candidatura do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à reeleição.
O Republicanos tem maioria para rever a neutralidade do primeiro turno e apoiar o adversário de Lula, Flávio Bolsonaro (PL). O anúncio deve ser feito ainda nesta quarta-feira (7), às 18h.
O partido, no entanto, não deve fechar questão, o que possibilita que diretórios se movimentem como quiserem no segundo turno. Dois membros da sigla próximos a Hugo afirmam que o presidente da casa não pretende se afastar de Lula no momento, embora calcule riscos do posicionamento.
Dos 41 deputados eleitos pela sigla, 30 são da base de Bolsonaro e de 8 a 11 da base de Lula.
Aliados de Hugo na Paraíba alegam, no entanto, que há motivos para um rompimento com Lula e acusam o petista de descumprir acordos com o grupo do presidente da Câmara.
Hugo tentava emplacar o pai, Nabor Wanderley, no Senado. Na reta final da eleição, Lula voltou a gravar vídeos para o candidato do grupo oposto, Veneziano Vital do Rêgo (MDB), que levou a vaga.
Nos cálculos de congressistas, se Lula não vencer as eleições, Hugo terá que se reaproximar do bolsonarismo para se manter como uma figura de poder na Câmara e ser reeleito à presidência.
O PL ganhou 23 cadeiras na casa e terá a maior bancada, com 121 deputados. O líder da sigla, Sóstenes Cavalcante (RJ), pretende se lançar presidente da Câmara no ano que vem.



