Isabel Mega
Blog
Isabel Mega

Mineira, gosta de uma boa prosa. Filha do rádio, ouve, observa e explica as complexidades da política direto de Brasília

Viera e Rubio consolidam canal direto de comunicação após reunião

Após encontro na Casa Branca, chanceler brasileiro e secretário de Estado de Trump devem montar um cronograma de reuniões para tratar de questões comerciais entre os dois país

Compartilhar matéria

O próximo passo esperado na relação entre Brasil e Estados Unidos é a montagem de um cronograma de reuniões para tratar de questões comerciais entre os dois países.

O chanceler Mauro Vieira e o secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, consolidaram um canal direto de comunicação no encontro de quinta-feira (16), na Casa Branca.

Na avaliação de fontes do governo brasileiro, o que mudou a partir do encontro é que está clara a instrução do presidente dos EUA, Donald Trump, no sentido construtivo.

Mauro Vieira e Rubio tiveram um momento a sós antes da reunião ampliada com articuladores dos dois países. Nessa primeira parte, teriam falado de questões mais políticas. No segundo momento, no entanto, o tema foi estritamente comercial.

O Brasil tem o marco de 30 de julho como a criação desse canal. A data inicial de implementação do tarifaço era 1º de agosto. Na ocasião, o chanceler não conseguiu evitar a implementação das tarifas, que entraram em vigor para o Brasil no dia 6 de agosto.

Tanto Brasil quanto Estados Unidos classificaram as conversas desta semana como “muito positivas”.

Em um comunicado conjunto, os dois países afirmam que concordaram em colaborar e conduzir discussões em várias frentes no futuro imediato, além de estabelecer uma rota de trabalho conjunto.

"Ambas as partes também concordaram em trabalhar conjuntamente pela realização de reunião entre o Presidente Trump e o Presidente Lula na primeira oportunidade possível", diz o texto divulgado pela diplomacia brasileira.