CCJ do Senado marca sabatina de Gonet para 12 de novembro
Recondução de procurador-geral da República depende de aval dos senadores
O presidente da CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) do Senado, Otto Alencar (PSD-BA), marcou para dia 12 de novembro a sabatina do procurador-geral da República, Paulo Gonet.
A leitura do relatório deve ocorrer no dia 5 de novembro e, com a previsão de vista coletiva, o atual PGR deve responder aos questionamentos dos senadores na semana seguinte.
Gonet foi indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para ser reconduzido por dois anos no cargo e precisará passar por todo o rito da primeira indicação novamente.
Após a sabatina e a votação na CCJ, o nome dele vai direto para a análise do plenário do Senado.
Em 2023, o atual PGR teve 65 votos favoráveis e onze contrários.
Ao ser indicado para a recondução, Gonet afirmou estar "animado".
“Agradeço ao presidente da República a indicação que acaba de assinar. Animado e confortado por essa demonstração de renovada confiança, renovo, também eu, o meu propósito de empenho e dedicação à causa da Justiça, ao Ministério Público e ao país”, disse em nota.
O procurador-geral teve um papel crucial no julgamento que rendeu a condenação a mais de 27 anos de prisão ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), sendo o responsável pela denúncia que originou o processo da trama golpista.



