Isabel Mega
Blog
Isabel Mega

Mineira, gosta de uma boa prosa. Filha do rádio, ouve, observa e explica as complexidades da política direto de Brasília

Messias tenta quebrar resistência em jantar com senadores evangélicos

Indicado por Lula ao STF busca apoio de bancada historicamente atrelada ao bolsonarismo

Compartilhar matéria

O advogado-geral da União, Jorge Messias, marcou um jantar com senadores evangélicos nesta terça-feira (2). A bancada segue resistente a acenos públicos a Messias, diante da resistência do presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP).

A expectativa é de que alguns dos 17 parlamentares da bancada devem levar em consideração o fator “religião” para atender ao chamado.

Apesar da agenda estar marcada, há temor de aliados de Messias de que o encontro seja esvaziado porque os senadores não querem ficar mal com Alcolumbre. O apoio ainda é visto como velado.

Aliados de Messias apostam no "voto secreto" para assegurar um placar de aprovação, mas ponderam que o ministro precisa de mais tempo para conversar com os senadores e trabalhar por um cenário mais seguro.

A tentativa é para conversar Alcolumbre para adiar a sabatina do dia 10 de dezembro para o dia 17 deste mês. O parecer do senador Weverton Rocha (PDT-MA) será favorável à indicação.

Parlamentares traçam paralelos com a indicação de André Mendonça, que também sofreu resistência do próprio Alcolumbre, mas que depois acabou conseguindo aprovação. O ministro teve 47 votos favoráveis - seis a mais do que o mínimo necessário - e 32 contrários.

Reservadamente, aliados evangélicos de Messias veem adesão de senadores da bancada diante da influência política da igreja no cenário eleitoral de 2026, quando os senadores vão precisar de votos. A Assembleia de Deus, por exemplo, que recebeu Messias em São Paulo semanas atrás, tem uma bancada de 23 deputados.