Isabel Mega
Blog
Isabel Mega

Mineira, gosta de uma boa prosa. Filha do rádio, ouve, observa e explica as complexidades da política direto de Brasília

PL do licenciamento ambiental pode inviabilizar metas climáticas do Brasil

Ala do governo avalia recomendar que Planalto vete proposta aprovada pelo Congresso de forma integral

Compartilhar matéria

Aprovado pelo Congresso Nacional, o projeto de lei que flexibiliza regras para o licenciamento ambiental no Brasil pode inviabilizar o cumprimento de metas climáticas do Brasil, sobretudo no ano em que o país sediará a COP30 (Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas). Até 2035, o compromisso é de reduzir as emissões líquidas de gases-estufa no país de 59% a 67%.

O alerta é de fontes do governo ouvidas pela CNN. Integrantes da ala ambiental vem defendendo um veto integral da proposta junto ao Palácio do Planalto, diante dos prejuízos apontados para a preservação do meio ambiente.

As chances de veto completo, no entanto, são avaliadas como pequenas. Um ponto de partida seria olhar para o que é considerado inconstitucional.

Antes de tomar uma decisão, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve ouvir o posicionamento de outras áreas, a exemplo da Casa Civil, o Ministério da Agricultura e o Ministério de Minas e Energia.

As metas de redução estão na chamada NDC, a Contribuição Nacionalmente Determinada. No caso do Brasil, o compromisso é de reduzir entre 850 milhões e 1,05 bilhão de toneladas de CO₂.

Na última semana, o Ministério do Meio Ambiente afirmou em nota que "avaliará os os caminhos institucionais mais adequados para enfrentar os prejuízos decorrentes da ausência de procedimentos de licenciamento ambiental compatíveis à preservação e uso sustentável das imensas riquezas naturais do nosso país".