Cardozo: Meta principal é aprovar a PEC da Segurança
“Eu não posso utilizar as Forças Federais para atuar naquilo que é competência do estado sem autorização do estado”
Meta principal é aprovar a PEC da Segurança, afirmou o comentarista José Eduardo Cardozo no programa O Grande Debate desta quinta-feira (6).
“A competência da União em matéria de segurança pública diz respeito às hipóteses da fronteira, das competências da Polícia Federal, da Rodoviária Federal, mas eu não posso utilizar as Forças Federais para atuar naquilo que é competência do estado sem autorização do estado”, avaliou.
Cinco ex-ministros da Justiça assinaram uma carta aberta enviada ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com críticas à operação que deixou 121 mortos no Rio de Janeiro. O documento pede que Lula assuma “diretamente” a condução do processo no Rio através de uma Secretaria Especial da Presidência da República com prerrogativas ministeriais.
“A ideia de criação de uma secretaria especial acaba, ao meu ver, sendo inócua. Pela Constituição federal, as forças policiais de âmbito federal não podem quase nada”, disse.
“Eu concordo com a análise do que foi a operação no Rio de Janeiro, foi desastrosa, foi equivocada, planejamento deficiente, prática que não leva à absolutamente nada, como situações anteriores já demonstraram”, adicionou.



