Cardozo: Não há espaço para construção da terceira via
“Não existe a possibilidade, nem tempo político, nem lideranças disponíveis, nem propostas afirmadas, que permitam essa construção”

Não surgiu nenhuma proposta que superasse o cenário de polarização para as eleições de 2026 e não existe mais tempo político suficiente para o surgimento de alguém, afirmou o comentarista José Eduardo Cardozo no programa O Grande Debate desta sexta-feira (30).
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aparece em empate técnico com o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) e com o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), em eventuais disputas de segundo turno na eleição de 2026, segundo levantamento do instituto Paraná Pesquisas divulgado na quinta-feira (29).
“Tudo parece indicar que o cenário da eleição anterior se manterá na próxima eleição. Há uma série de causas que explicam isso. Embora exista um cansaço em relação a essa polarização, não houve nenhum credenciamento político que levasse à superação desse cenário”, disse.
“Não há espaço para uma terceira via. Não existe a possibilidade, nem tempo político, nem lideranças disponíveis, nem propostas afirmadas, que permitam essa construção”, afirmou.
"Setores à direita, até com certa dimensão democrática por pragmatismo se aliam com Flávio Bolsonaro. Setores à esquerda que discordam do PT também não querem ter seu nome associado àqueles que tentaram um golpe de estado no Brasil, então se somam a Lula. Por tanto não acho que exista mais, nestas eleições, espaço para uma terceira via”, concluiu Cardozo.



