Julliana Lopes
Blog
Julliana Lopes

Foi repórter no SBT e na CNN em Brasília. Agora em SP, Julliana trouxe na bagagem vasta experiência em coberturas no Congresso e no governo federal

"Decisão tardia, mas fundamental", diz Nunes sobre investigação da Enel

Prefeito de São Paulo defende que fim de contrato da concessionária ocorra até junho deste ano.

O prefeito de São Paulo Ricardo Nunes (MDB)  • Reprodução
Compartilhar matéria

O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB) classificou como "fundamental" a decisão do governo federal de intensificar as investigações sobre falhas na prestação de serviços de distribuição de energia elétrica pela Enel São Paulo.

A medida, determinada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, foi formalizada em despacho publicado no Diário Oficial da União desta segunda-feira (12).

Para Nunes, no entanto, a ação deveria ter sido adotada antes. O emedebista defende que o fim do contrato com a empresa seja determinado ainda no primeiro semestre deste ano.

"A decisão do governo federal, embora muito tardia, é uma ação fundamental para que a população deixe de ser refém dos péssimos serviços da ENEL. A caducidade já era para ter sido declarada após os episódios de 2023, agora precisam dar celeridade e concluir até junho", afirmou o prefeito à CNN.

A interrupção do fornecimento de energia voltou a afetar milhões de clientes em São Paulo em dezembro do ano passado.

A crise, no entanto, se arrasta desde 2023, quando a pressão contra a empresa - e os órgãos responsáveis - passou a ser endossada por moradores na região.

Nos bastidores, integrantes do governo ouvidos pela CNN evitam falar em prazos para a conclusão da investigação. O fim do contrato com a empresa ainda neste ano é dado como certo por governistas envolvidos nas discussões.

O processo de apuração envolve AGU (Advocacia Geral da União) e a CGU (Controladoria Geral da União), além da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica).