Julliana Lopes
Blog
Julliana Lopes

Foi repórter no SBT e na CNN em Brasília. Agora em SP, Julliana trouxe na bagagem vasta experiência em coberturas no Congresso e no governo federal

Lula não deve participar de atos do 1º de Maio em SP

Presidente justifica não poder comparecer a mais de um evento no mesmo dia; em 2024, ato foi marcado por baixa adesão e propaganda eleitoral antecipada para Boulos

Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva
Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva  • Brasília (DF), 26/02/2025 - Marcelo Camargo/Agência Brasil
Compartilhar matéria

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) mandou avisar centrais sindicais que não deve comparecer ao tradicional ato do dia do trabalhador, organizado em São Paulo.

A aliados, o petista tem justificado não poder comparecer a mais de um evento na mesma data. Além do ato principal, na capital paulista, sindicatos planejam festividades para trabalhadores em São Bernardo do Campo.

Se não mudar de ideia, essa será a primeira vez que o petista não participará do evento de 1º de maio desde que retornou ao Palácio do Planalto.

Procurados pela CNN, representantes das entidades minimizaram a possibilidade da ausência e lembraram que os sindicatos tem encontro marcado na agenda oficial do presidente na próxima terça-feira (29), em Brasília.

Na data, as centrais sindicais serão recebidas no Palácio do Planalto após a "Marcha da Classe Trabalhadora", evento que deve reunir representantes de categorias para debater pautas como o fim da escala 6 x1 e o projeto que prevê isenção do imposto de renda para quem ganha até R$ 5 mil.

Nos bastidores, aliados admitem que a ausência pode aliviar Lula de constrangimentos, como o ato esvaziado de 2024. Com um palanque cheio de políticos, a foto do evento foi marcada pelo público escasso.

Após o evento, Lula e o deputado federal Guilherme Boulos (PSOL) ainda foram multados pela Justiça Eleitoral por propaganda antecipada. Ao discursar, o presidente cometeu o "deslize" de pedir votos ao apadrinhado antes do prazo legal.